sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Angústias do Coração

Hoje sinto a necessidade de partilhar tudo o que sinto e o que vai no meu coração. Senhor ajuda-me a ser um verdadeiro Cristão. Do fundo do meu coração, ajuda-me a ser mesmo um seguidor crente, verdadeiro, participativo meu Deus.
Senhor, alivia a angústia do meu coração e livra-me das minhas aflições, das minhas preocupações. Senhor Tem piedade de mim, tem piedade de nós, porque a minha e nossa fé vacila em tantos momentos. Senhor, sabes que sou fraca, sabes que não sou lutador. Perdoa-me porque em tantos momentos a minha fé e o meu amor por ti quase não existem. Sabes o quão ausente é a minha oração, a minha dedicação, a minha entrega aos outros...Sabes que sou tão pobre Senhor. Sabes que me digo um verdadeiro cristão e devoto, mas na verdade só vivo a minha fé de aparências. Só para aparecer, só para ser falado. Ajuda-me a ser diferente Senhor. Eu quero ser um verdadeiro discípulo de "corpo e alma". A minha fé por vezes sai abalada das situações do meu dia-a-dia. Mas tu sempre marcas a Tua presença em mim e não me deixas desistir de tudo. Apesar de todas as minhas dúvidas, de todas as minhas faltas, de todo o meu ser pequeno, Tu caminhas ao meu lado e fazes a Tua parte. Agora, resta fazer a minha. Mas não estou a ser capaz Senhor.
Mas porque é tão complicado ser um verdadeiro seguidor do Senhor Jesus? Porque não tenho a força, a coragem e a garra para me agarrar á fé e viver verdadeiramente para Jesus Cristo. Quero deixar de ser participativo e crente. Quero participar nas celebrações principalmente pela fé, pela fé que fará de mim um verdadeiro cristão.  Ajuda-me Senhor, a ser um exemplo, um testemunho verdadeiro para Te anunciar aos outros.
Meu Deus tu és bom e sincero, paciente e de muita misericórdia, mesmo quando todos os dias eu peco e volto a pecar. Mesmo no fim de me confessar e prometer que não peco Senhor, eu volto cair no pecado. Mas tu nunca me abandonas. Está sempre ao meu lado, sempre junto a mim, mesmo quando eu te descarto e me afasto de Ti. Senhor, faz com que eu te procure mais, para que eu Te procure a cada instante.
Senhor, quero-Te sempre no meu coração, na minha vida. Perdoa-me porque na verdade eu não sou digno de ser chamado cristão. Mas que quero mudar. Quero amar-Te, Quero seguir-Te para sempre Deus infinitamente bom. Peço-Te perdão por todos os meus pecados, pelas minhas faltas que quotidianamente cometo contra Ti. Perdão Senhor.
Eu te louvo Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Falta de Coragem

«Eu venho Senhor para fazer a Vossa Vontade» era assim que eu devia entregar-me todos os dias a Deus. Era com estas palavras que eu devia começar a minha oração da manhã. Mas infelizmente nem tenho vontade/tempo para fazer uma oração de louvor. Eu não era assim. Não sei o que se está a passar comigo. Jesus Cristo não merece que eu não me lembre dele, porque na verdade ele está sempre a meu lado. Nos momentos bons e nos maus. Gostava de dizer estas palavras de forma sentida, de uma verdadeira entrega ao Senhor. Quem dera dizer que estou aqui para fazer só a Tua Vontade Senhor. Mas tu sabes que não. Tu, melhor que ninguém sabes que devido a preguiça, cansaço, tristeza, ou até mesmo falta de tempo eu não sigo a Tua Santa vontade. Mas tu nunca me faltas. Não tens preguiça, cansaço ou tristezas. Nunca me deixas só e nem te esqueces de mim.
Infelizmente hoje vivo só para a minha vontade, só para me satisfazer. Perdoa-me Senhor porque só vivo para Mim. Perdoa-me porque queria fazer a tua vontade, mas tantas outras coisas não o permitem. Eu próprio estabeleço outras prioridades e acabo por te descartar. Perdoa-me Senhor.
Ajuda-me a viver para Ti. E dizer do fundo do coração: Aqui me tens Senhor para fazer a vossa vontade e não a minha. Faz de mim um instrumento da tua paz, como outrora dizia São Francisco. Ajuda-me a dizer o meu “sim” sincero, mesmo quando humanamente não consigo Senhor. Dá-me força para te rezar, envia o teu espírito para que eu te louve. Senhor, quero ter a força para gritar: «Eu venho Senhor para fazer a Vossa Vontade».
Senhor, infelizmente tenho o meu coração e o meu pensamento entupido com barulhos e coisas que ocupam muito e de nada valem. Ajuda-me a muar Senhor. Apesar da ajuda que me dás e tenho a certeza que me vais continuar a oferecer a mudança tem que partir primeiro de mim. Tenho que ser eu a dar o primeiro passo. Quero caminhar ao Teu lado Senhor. Mas quero começar a preparar o caminho com a oração. E sei que irei conseguir Jesus. Quero ter a coragem de deixar tudo para trás, e dedicar mais tempo à oração e à minha relação contigo Senhor. Perdoa-me pela falta de coragem. Perdoa-me Senhor.
Quero repetir novamente, mas agora com sentimentos, quero dizer do coração e com a certeza que estou a teus pés para Te servir Senhor. Eu venho para fazer a Tua vontade ó Cristo. 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Eu te Louvo Senhor

Eu te louvo Senhor.
Louvo-Te por este dia que está a terminar.
Louvo-Te pelas alegrias.
Louvo-Te por todas as tristezas.
Louvo-Te pelas dores, pelos sofrimentos, pelas barreiras que colocas na minha vida e que me ajudas a transpor.
Louvo-Te por todas as pessoas com quem hoje contactei e que Tu colocaste no meu caminho.
Louvo-Te pelos amigos e pela família que me deste.
Louvo-Te pela natureza que crias-te.
Louvo-Te por me teres feito um cristão empenhado.
Louvo-Te porque sempre me perdoas.
Louvo-Te por todos os que deviam fazê-lo mas não o fazem.
Louvo-Te por caminhares sempre a meu lado e nunca me deixares.
Eu te louvo Senhor pelo Dom da vida que me deste.
Louvo-Te porque sempre me amas.
Louvo-Te por todas as vezes que me chamas á oração.
Louvo-Te por sempre me escutares.
Louvo-Te pela Luz que és para o Mundo.
Louvo-Te ó meu Senhor.
Eu te louvo Senhor.

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011


O Messias Senhor que 
recebemos na Solenidade do Natal  também veio até nós para unir e congregar todo o povo eleito por Deus Pai.  E como forma de celebrar a união das comunidades de 18 a 25 de Janeiro, decorre, como habitualmente, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, este ano subordinada ao tema
 Unidos nos ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna e nas orações  e preparada pelos cristãos de Jerusalém. Estes, buscando a unidade no meio de dificuldades, «mostram-nos que o apelo à unidade pode ser mais do que meras palavras e que, de facto, pode orientar-nos para um futuro, no qual antecipamos e ajudamos a construir a Jerusalém celeste». O tema  escolhido apela ao regresso às origens da primeira Igreja de Jerusalém, à renovação e ao retorno ao essencial da fé, à evocação do tempo em que os cristãos viviam unidos. Ao mesmo tempo, recorda os marcos da Igreja das origens, essenciais à comunidade cristã em qualquer tempo e lugar: a palavra anunciada pelos apóstolos, a comunhão fraterna, a eucaristia (fracção do pão) e a oração.
Durante esta semana, nas nossas orações vamos ter como especial intenção a Unidade dos Cristãos. Peçamos ao Senhor principalmente que ajude á união das nossas comunidades Paroquiais, para que todos os cristãos encontrem uma verdadeira família nos irmãos da paróquia. Peçamos ainda por todos os cristãos que sofrem perseguição pela sua fé.Peçamos ainda para que todos os seguidores de Cristo se unam num só objectivo amar a Deus sobre todas as coisas.
O tema que nos é proposto para o primeiro dia de Oração é a Igreja em Jerusalém. A caminhada desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começa em Jerusalém no dia de Pentecostes, no início da própria caminhada da Igreja. Essa Igreja é a Igreja mãe de todos nós. Ela nos proporciona a imagem ou ícone da unidade cristã pela qual oramos nesta Semana.

Oração do Primeiro Dia: 

Todo poderoso e Misericordioso Deus, com grande poder reuniste os primeiros cristãos na cidade de Jerusalém, pelo dom do Espírito Santo, desafiando o poder terreno do Império Romano. Concede-nos que, como essa primeira Igreja de Jerusalém, possamos nos unir corajosamente na pregação e na vivência das boas novas da reconciliação e da paz, onde houver desigualdade e injustiça. Oramos em nome de Jesus, que nos liberta da servidão do pecado e da morte. Amém.

Para Ler e meditar  Hoje seguindo a Liturgia desta Semana de Oração: 
1ª Leitura: Joel 2, 21-22;28-29.
2ª Leitura: Actos 2,1-12.
Evangelho: João 14,15-21.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Beatificação de João Paulo II

O Papa João Paulo II partiu para a Casa do Pai em Abril de 2005. Mas na passada semana o Papa Bento XVI anunciou a sua beatificação. Através de um decreto  que permite a beatificação do seu antecessor o actual Santo Padre afirmou que todas as pessoas que conheceram ou admiraram João Paulo II partilharam a alegria da sua beatificação, a 1 de Maio, numa cerimónia que trará cerca de dois milhões de pessoas à Praça de São Pedro. 
Finalmente no primeiro dia do mês de Maio do corrente ano a Santa Igreja vai receber um novo beato. O Homem que regeu os destinos da nossa Igreja durante mais de 25 anos vai ser levado aos altares. Louvado Seja o Papa João Paulo II que durante toda a sua vida terrena muito sofreu. Apesar de todas as suas vicissitudes e dificuldades que o cardeal Woytila enfrentou temos a certeza que está no eterno descanso e que o Pai preparou para si um «monte santo» para um homem tão bondoso. 
Penso que na verdade o nosso actual Papa esteve muito bem na aprovação deste decreto. Visto que foi comprovada a cura de uma irmã, o lugar de Karol Woytila é nos altares da Santa Igreja, por quem deu a sua vida.
A Igreja de Cristo está a preparar-se para uma grande festa. Aproveitemos a preparação para acolher este novo beato para agradecermos ao Papa João Paulo II  por toda a sua bondade, empenho, alegria, amor para todos os povos. Visitou o mundo de um extremo ao outro da terra, deu a conhecer a Palavra do Senhor nos quatro continentes. Deu a sua vida por Cristo. Obrigado Papa João Paulo II. 


Deixo um pequeno video com a oração do Pai-Nosso cantada por João Paulo II e com imagens que nos retratam um homem lutador e com tanto Amor ao seu rebanho. 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Boa Noite Senhor (Oração da Noite)

Senhor, o meu dia está a terminar. A Ti entrego este dia.O  meu cansaço, as minhas dúvidas, as minhas dificuldades, as minhas alegrias, tristezas, tudo Senhor. Aceita o meu dia. Perdoa todos os pecados que cometi contra Ti, contras os outros irmãos, contra a tua Igreja. 
Agradeço-Te a esperança que hoje animou meus passos e me fez trilhar o caminho da minha vida terrena. Obrigado pelo exemplo que recebi dos outros. E perdoa-me por todas as vezes em que hoje só foi exemplo do pecado. Obrigado também pelo que me fez sofrer, pois apesar das tristezas e desânimos eu sei que Tu estás sempre ao meu lado e não me deixas vacilar. 
Perdão Senhor.Perdão por meu rosto carrancudo pela minha face entristecida, pela tristeza que transmito aos outros irmãos. Perdão porque me esqueci de que não sou filho único,mas irmãos de muitos. Mas infelizmente o egoísmo em que vivo não me deixa ver Senhor. Peço-Te ainda perdão pela ausência de espírito de servir os outros, a Ti e á Igreja. Perdão porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto. Perdão por ter aprisionado em mim a Tua mensagem de Amor  e não ter partido a anunciá-la . Perdão porque não estive disposto a dizer "sim", como Maria disse ao Pai para ser o teu primeiro Sacrário Senhor.
Perdão por aqueles que deveriam pedir-Te perdão e não se decidem a fazê-lo. Porque não têm coragem ou nem te conhecem.
Que despertar amanhã o meu ser seja invadido por uma forte alegria,  força, e coragem. Que o teu Espírito me acompanhe sempre e não me deixe vacilar.
Perdão Senhor pela ausência de gestos que te deixem feliz.
Obrigado por mais um dia.
Obrigado Senhor.

A Força do Espírito Santo

Hoje acordei com muita força, alegria e coragem. Senti que o Espírito Santo tinha feito em mim maravilhas como outrora fez  a Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe. Na verdade ontem pedi ao Senhor que enviasse o Espírito Santo para eu me tornar um melhor cristão. E mais uma vez o Senhor Jesus fez a sua parte. Comecei o meu dia por fazer a oração da manhã. Comecei por louvar o Senhor pela noite de descanso tranquilo que me concebeu e por estar sempre a meu lado e por nunca me abandonar, mesmo quando eu o ignoro por completo. Obrigado Senhor.
Mas durante a tarde a oração continuou. Rezei a oração das vésperas ao pôr-do-sol. Enquanto o dia partia e a noite se aproximava eu estava a louvar o Senhor em plena natureza que ele próprio criou.Foi uma oração muito rica, principalmente pelo ambiente envolvente. Ao mesmo tempo que  agradecia a Deus Pai por todas as graças recebidas durante o dia escutava os pássaros que esvoaçavam pelo céu.
Logo de seguida rezei a oração do Terço meditando nos mistérios luminosos do Rosário. Foi também um tempo de oração muito importante principalmente para louvar Maria Santíssima.
Tenho a certeza que ainda antes de descansar terminarei o meu dia rezando as completas.
Foi sem dúvida com a ajuda do Espírito Santo que hoje dediquei algum tempo do meu dia á oração.
Obrigado Senhor por me atenderes.
Obrigado por Enviares o teu Espírito Santo.
Obrigado  Espírito Santo pela força para a oração e para ser um melhor cristão.


Louvo o Senhor e o Espírito Santo com uma música muito bonita. Vem Espírito de amor, quero que ilumines sempre o meu caminho.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fim do Natal, Continuação das dúvidas...

No passado Domingo, dia 9 de Janeiro, celebramos a Festa do Baptismo de Jesus. No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. O Baptismo de Jesus é um dos momentos na vida do Senhor. Mas também é uma festa para nós os cristãos baptizados revermos o nosso baptismo. É uma oportunidade para nos confrontarmos se somos verdadeiros cristãos e agimos verdadeiramente com a força que recebemos no nosso baptismo.  
Eu também aproveitei esta Festa para repensar o meu viver como cristão. Mas, sinceramente, neste momento da minha vida penso que não sou digno dos sacramentos que recebi nem de ser chamado cristão. Senhor, perdoa-me por isto que digo. Mas é na verdade o que sinto e o que se está a passar. Eu simplesmente participo na Eucaristia Dominical, ainda que de forma sentida, mas não chega. Para um verdadeiro cristão não é o suficiente. A oração diária, o encontro quotidiano com o Senhor é indispensável. Não sei o que se passa comigo, mas eu não rezo. Senhor, perdoa-me porque não te rezo. Falta de vontade? Sim. Mas não sei o porquê. Eu não era assim. Todos os dias fazia as minhas orações e todos os dias me encontrava com o Senhor. Mas neste momento não o procuro. Sinto que não sinto falto dele. Este é um sentimento errado, eu sei. Porque Jesus nunca me abandona e está sempre ao meu lado. És tu Senhor que não me deixa vacilar. Mas eu te peço, faz com que o Santo Espírito que recebi no dia do meu baptismo me fortaleça e me ajude a ser um verdadeiro cristão e a viver os sacramentos em pelo. Quero viver em pleno a vida em Igreja Senhor.
Aproveito também que estou a escrever esta mensagem para rezar. Rezar não só por mim mas por todos os baptizados. Para que se deixem guiar pelo Espírito Santo que desceu sobre eles no dia em que receberam este sacramento de iniciação na vida cristã.
Para terminar, com a Festa do Baptismo do Senhor termina também o Tempo de Natal. Faço para que o Deus Menino a todos nos ilumine e nos faça crescer como cristãos. Este tempo foi um tempo muito rico para todos os cristãos. Recebemos o Messias Prometido. Agora é tempo de recolhermos o presépio. Mas deixemos que a nossa vida seja guiada pelo Menino Jesus. Somos convidados a retirar os nossos estandartes do Menino Jesus que embelezam as nossas janelas. Mas não guardemos o menino numa gaveta onde só o procuramos no próximo Natal. Deixemos que o menino nascido em Belém faça parte das nossas casas e vidas durante todo o ano.
Desejo um grande ano 2011 para todos os cristãos e amigos que ousam passar por este site e gostam de ler os meus textos. Um bem-haja a todos. Que o Senhor vos recompense.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Rosário - Mistérios Gozosos

Hoje decidi partilhar a Oração do Terço que meditei. Sendo Segunda-Feira recordei os mistérios da alegria. Estes mistérios centram-nos no Mistério da Encarnação de Cristo e na sua infância. Meditarmos nestes mistérios da Vida do Salvador é abrirmos o nosso coração ao grande Amor de Deus por nós, que assume a nossa humildade tornando-se Deus connosco. 
Espero que estes textos ajudem a rezar todos os que tiverem a oportunidade de passar pelo meu blogue.


 Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Maria.

O Anjo Gabriel foi enviado por Deus para anunciar a Maria que ela ia conceber o Salvador. Maria foi a escolhida para dar á luz o menino que iria ser o Salvador da humanidade. Hoje também nós somos chamados a seguir a luz concebida em Maria. Maria ao aceitar o chamamento do Pai, foi a responsável por conceber o que se viria a tornar Luz do Mundo e Luz dos Homens.

Segundo Mistério: A Visitação de Maria Santíssima  a  sua prima Santa Isabel.
Os cristãos devem ser ensinados a não viverem só para si mesmos, mas segundo as exigências da nova lei da caridade. Uma comunidade que não viva generosamente segundo o Evangelho, só pode ser uma comunidade pobre de vocações. Mas na comunidade em que o sacrifício quotidiano mantém viva a fé e um alto grau de amor a Deus, as vocações sacerdotais continuam a ser numerosas. Isabel  ao receber a visita da sua parente saudou-a louvando o Senhor pela Luz que virá trazer á humanidade. 


Terceiro Mistério:  Nascimento Jesus em Belém.
Celebramos á pouco mais de uma semana a Festa do Natal do Senhor. A Festa que celebramos o Nascimento do Deus menino. Mas este acontecimento tão importante já tinha sido anunciado muitos anos antes do nascimento do Redentor em Belém. Como nos relata o Evangelista na liturgia da Epifania: « Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo».

Quarto Mistério:  Apresentação de Jesus no Templo.
Maria e José manifestam o propósito de obedecer fielmente à vontade de Deus, rejeitando qualquer forma de privilégio. A ida deles ao templo de Jerusalém assume o significado de uma consagração a Deus, no lugar da Sua presença. Maria dá na realidade o verdadeiro Cordeiro, que deverá redimir a humanidade. Por vontade divina, é a Mãe que dá Jesus aos homens. O velho Simeão, sacerdote que servia no templo de Jerusalém, reconhece o Menino como o Salvador e Luz das Nações. Anunciando assim a todo o povo o nascimento do Messias

Quinto Mistério: A Perda e o Encontro de Jesus.
Maria e José quando regressavam de Nazaré deram conta que Jesus não os acompanhava. Encontram o Messias perdido entre os doutores da Lei. Apesar da sua tenra idade Jesus já deixa os sábios espantados. Mas espantosa também é a resposta que Jesus dá a São José e a Maria: Porque Me procuram? Não sabeis que devia estar em casa de Meu Pai? Esta também devia ser a nossa resposta. Nós também deveríamos procurar mais a casa do Pai. Como verdadeiros cristãos que somos deveríamos visitar mais vezes Jesus escondido no Sacrário.