sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Senhor é o verdadeiro Amparo

Eu sei que o Senhor está sempre ao meu lado e não me deixa cair. Ele ampara-me, protege-me. Apesar de tudo. Apesar de todas as dificuldades, barreiras, tristezas, melancolias, embaraços, quedas, o Senhor esteve sempre comigo. Ele não me deixa só. Caminha sempre a meu lado. Obrigado por isso Senhor. Obrigado por caminhares comigo.
Mesmo quando eu não me lembro de ti, mesmo quando não vou ao teu encontro, mesmo quando Te recuso, tu nunca me deixas... Será que mereço tal ajuda e apoio divino? Eu chego à conclusão que não...Tenho a certeza que não sou merecedor de tão bom amigo. Sei que estás junto dos que mais sofrem, dos mais tristes, dos que não acreditam em Ti, mas mesmo assim, não te mereço Senhor. Perdoa-me Senhor. E ajuda-me a crescer...quero ser um verdadeiro cristão...quero ser um verdadeiro discípulo...das profundezas do meu coração quero seguir-te Senhor.
Obrigado por tudo meu Jesus.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Senhor, sou tão Fraco (Oração)

Senhor, eu sei que ser cristão exige esforço, que muitas vezes o caminho a percorrer se torna tão difícil, que a tentação de me relaxar, de não fazer mais nada que o obrigatório, de fazer apenas uma oração diária aparecem com frequência na minha vida. Ajuda-me e dá-me muita força Senhor, para a preguiça e o ócio não se apoderarem de mim.
Senhor, sei que ser um verdadeiro cristão é uma coisa tão importante. Mas é necessário a partilha de mim próprio. É necessário eu dar-me aos outros e só me fecho no meu "ninho". Não sou um verdadeiro cristão porque não sei partilhar, sou tão egoísta ó Senhor. Perdoa-me pela minha falta de dádiva ao outro que sofre e aos outros nossos irmãos em Cristo.
Quando me olho a mim mesmo só vejo a minha debilidade, a minha fraqueza, as minhas tantas faltas, a minha falta de radicalidade, o meu medo de mudar, de me tornar um verdadeiro Cristão. A minha falta de exigência a mim próprio, pela minha falta de oração e falta de uma verdadeira e sentida vivência cristã.
Peço que me concedas a graça de amar, não apenas os meus amigos, mas também, e, principalmente, ajuda-me a gostar daquelas pessoas de quem não gosto muito. Quero amar todos e rezar por todos eles ó Senhor.
Concede-me a graça de ter a noção que á minha volta há pessoas que necessitam do meu carinho, do meu amor, da minha palavra, da minha amizade da minha ajuda.
Dá-me a graça e a força para continuar a minha caminhada para Ti. Quero continuar sem desfalecer, saltando todas as barreiras que me são impostas. Quero nadar contra a corrente, para satisfazer esta sede do Deus Vivo.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Vida complicada dos Sacerdotes

Hoje decidi escrever sobre os homens que deixaram tudo para seguir e anunciar Jesus. Como acontece um pouco por todas as paróquias do nosso país a imagem dos padres é sempre alvo das "conversas de café".  Há paróquias em Portugal que têm dez mil ou mais fieis e um só padre. É certo que todos opinam sobre o prior, que é mais discutido que um réu apresentado num tribunal jurídico. É o alvo preferencial de todos os olhares, de todas as opiniões e juízos de valor. É a "mira" de todos os caprichos e imaginações mais impensáveis. Tradicionalmente dizemos que "gostos não se discutem" porém o padre é o alvo de todos os gostos.
Os paroquianos nunca estão contentes com as decisões ou medidas  levadas a cabo pelo pároco. Até porque se o sacerdote é muito dedicado á oração é porque não tem mais nada para fazer. Se tem peso a mais é um comilão e tem uma "vida de lorde". Se é magro, nem serve para comer. Se há paróquia chega um pastor já com alguma idade já se encontra muito ultrapassado, é muito antiquado e já não cativa ninguém. Mas se é um ordenado á poucos anos é muito jovem, ainda tem muito para aprender e não tem capacidades para "dirigir" a paróquia.
Por outro lado, se o padre é um homem alegre, divertido ou brincalhão só quer dar nas vistas e que as pessoas reparem nele. Se é simpático para as pessoas que se abeiram dele não irá muito longe e só quer cativar as pessoas para gostarem dele. Se é antipático ou está num dia menos positivo, o Pároco já é um antipático, repugnante ou até mesmo detestável.
Ao avaliar por conversas que vou ouvindo, em relação à vida social dos nossos padres é fácil chegar a algumas conclusões: Se fuma, é um viciado que estoira o dinheiro todo no tabaco. Em contrapartida, se não fuma, nem homem, "homem que é homem" fuma...Se canta mal é o alvo das piadas feitas pelos frequentadores e não da Igreja. Se Deus o abençoou com o dom da voz, já é um vaidoso que só quer chamar á atenção e que se quer mostrar que sabe cantar.
O prior é um homem calmo, tranquilo, pacato tem pouca vida, não tem "nervo" necessário. Se ajuda os mais desfavorecidos, se é generoso é um esbanjado. Ainda com os pobres os comentários sucedem-se: se está com os pobres queixam-se os ricos; se está com os ricos, queixam-se os pobres que se sentem à margem. Se lida e trabalha mais com os homens, despreza as mulheres ou, nos tempos que correm é homossexual. Se em contrapartida trata mais com mulheres já anda "atrás delas" o que levanta falsos testemunhos e é objecto de maledicência. É um sacerdote dedicado ás crianças os mais velhos não gostam e questinionam-se. Dá mais atenção aos mais frágeis nem ligas ás crianças nem tenta cativar os jovens para a vida em Igreja.
Se é muito activo é um precipitado e tem falta de experiência. Se não sai à rua não convive com os paroquianos e dá atenção só aos que "andam debaixo das saias dele". Se acontece ao contrário nunca está na Igreja nem num local onde se possa falar com ele.
Se o sacerdote assiste a um jogo de futebol é um grande escândalo. Devia estar na Igreja junto dos paroquianos, não a gastar dinheiro a torcer por um clube. Não pratica qualquer tipo de desporto é um antiquado e não participa em nada que não seja ligado à missa.
 Afinal quem compreende os paroquianos? Qual é o prior que nos satisfaz? Infelizmente nenhum... Não somos capazes de ajudar estes grandes Homens. Os sacerdotes dão a sua vida por nós. Vivem uma entrega total á comunidade que têm a seu cargo. E qual é a nossa recompensa? Criticar e dizer mal de todos os padres? Porque não estamos ao lado deles? Porque não caminhamos todos no mesmo sentido?
Os nossos padres sofrem tanto por nossa causa...Será por isso que existe tão poucos seminaristas?
Senhor, nós somos tão fracos, nunca estamos contentes com o nosso pastor, não sabemos apoiar o homem que colocaste junto de nós para nos guiar. Somos tão mal agradecidos. Quando existem tantas comunidades com falta de padres e tão sedente do Deus Vivo.
Deixemos as "mesquinhez" de fora e apoiemos os nosso PADRES. Estes homens que disseram sim a Jesus e querem trabalhar na sua Vinha. Obrigado a todos os que deixaram as suas vidas para anunciarem Jesus.