sexta-feira, 29 de julho de 2011

Memória de Santa Marta: « Saboreai e vede como o Senhor é bom»

Hoje celebramos a Memória de Santa Marta. Marta era irmã de Maria e de Lázaro. Quando recebia o Senhor em sua casa de Betânia, servia-O com grande diligência, e com suas orações obteve a ressurreição de seu irmão. Marta recebeu-O como costumam ser recebidos os peregrinos; e no entanto, era uma serva que recebia o seu Senhor, uma doente que acolhia o Salvador, uma criatura que hospedava o Criador. Recebeu o Senhor para Lhe dar o alimento corporal, ela que precisava do alimento espiritual. Com efeito, o Senhor quis tomar a forma de servo e nesta condição de servo quis ser alimentado pelos servos, por condescendência e não por necessidade. De facto, também foi por condescendência que Se apresentou para ser alimentado, porque tinha assumido um corpo sujeito à fome e à sede.E a liturgia da palavra desta Festa relatá-nos através de São Lucas uma "hospedagem" feita pelas duas irmãs ao Mestre.  
Neste trecho do Evangelho o Senhor Jesus dá uma lição a Marta que pode e deve ser seguida por todos nós: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária». Todos nós vivemos atarefados, numa correria quotidiana ou como se diz agora, num stress diário. Temos o nosso ser ocupado com mil coisas, preocupações e inquietações que não nos deixam viver em pleno a nossa vida. E neste turbilhão de situações esquecemos-nos do principal e o que na verdade importa: servir a Deus.
Pai Santo,  Deus omnipotente e eterno, cujo o teu  Filho nosso Senhor aceitou a hospitalidade  que Santa Marta Lhe oferecia em sua casa, concedei-nos, por sua intercessão, que, servindo a Cristo em cada um dos nossos irmãos, sejamos por Vós recebidos nas moradas eternas. 
Senhor Jesus outrora fizeste ver a Marta que Servir a Deus e amá-Lo devia ser a sua preocupação diária, ajuda-me a servir-Te e a amar-Te como tu mereces, que deixe todas as preocupações mundanas que existem,  todas as inquietações que me ocupam a vida, ajuda-me Senhor. Quero ser como Maria, irmã de Marta, que esteve sempre junto de Ti deixando as preocupações de fora e servindo-Te com dignidade. Senhor quero lembrar-me de Ti muitas vezes durante o dia. 
 

Do Evangelho de São Lucas:                                                    Naquele tempo,
Jesus entrou em certa povoação
e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa.
Ela tinha uma irmã chamada Maria,
que, sentada aos pés de Jesus,
ouvia a sua palavra.
Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço.
Interveio então e disse:
«Senhor, não Te importas 
que minha irmã me deixe sozinha a servir?
Diz-lhe que venha ajudar-me».
O Senhor respondeu-lhe:
«Marta, Marta,
andas inquieta e preocupada com muitas coisas,
quando uma só é necessária.
Maria escolheu a melhor parte,
que não lhe será tirada».


 (Lc 10, 38-42)


Deixo aqui um link com o salmo responsorial desta Memória de Santa Marta. O óptimo Salmo para neste dia louvar-mos o Senhor Jesus.« Saboreai e vede como o Senhor é bom» . Para escutarmos com atenção, meditarmos e Louvar-mos  a Cristo Sacerdote Eterno. 
http://www.liturgia.pt/multimedia/mp3/SalmosResponsoriais/103_TC_B_19Dom-SaboreaiEVede.mp3

quarta-feira, 27 de julho de 2011

«Tudo é vaidade» Oração da noite

Do Livro de Coelet
Vaidade das vaidades – diz Coelet –
vaidade das vaidades: tudo é vaidade.
Quem trabalhou com sabedoria, ciência e êxito,
tem de deixar tudo a outro que nada fez.
Também isto é vaidade e grande desgraça.
Mas então, que aproveita ao homem todo o seu trabalho
e a ânsia com que se afadigou debaixo do sol?
Na verdade, todos os seus dias são cheios de dores
e os seus trabalhos cheios de cuidados e preocupações;
e nem de noite o seu coração descansa.
Também isto é vaidade.

(Co (Ecle) 1,2; 2,21-23)


Esta foi a leitura que hoje decidi recorrer para meditar e fazer a minha oração. Coelet diz que «vaidade das vaidades: tudo é vaidade.». Esta passagem faz-me recordar diversos momentos da minha vida e, principalmente o dia que chega ao fim. Senhor, para quê tanta vaidade? Do que me vale pena querer ser superior aos outros? Mas porque quero dar nas vistas? Se na verdade sou tão fraco, pobre, vazio...Senhor perdoa estes meus pecados... Perdoa esta minha vaidade que invade a minha alma. Faz de mim um ser simples. Simples de coração  Simples nas palavras. Simples na maneira de viver. Jesus Cristo quero reconciliar-me com os outros, com a Tua Igreja e principalmente contigo que és o meu guia, amparo e protector. Derruba a vaidade e a superioridade que existe no meu ser. 
Coelet deixa-nos uma grande mensagem com esta leitura: demonstração da incapacidade de o homem, por si só, encontrar uma saída, um sentido para a sua vida. O pessimismo do profeta leva-nos a reconhecer a nossa impotência, o sem sentido de uma vida voltada apenas para o humano e para o material. Senhor, o que seria de mim se Tu não existisses na minha vida? Uma vida ainda mais vazia. 
A minha caminhada nesta terra está, na verdade, cheia de limitações, de desilusões, de imperfeições; mas eu sei que esta vida caminha para a sua realização plena, para a vida eterna: só aí encontraremos o sentido pleno do nosso ser e da nossa existência. Só quando estiver no reino dos Céus é que me sentirei totalmente realizado. 
Senhor, ao terminar este dia quero pedir-Te perdão pela vaidade que está enraizada no meu coração. Peço-Te perdão por este dia em que não fiz a Tua vontade, que não escutei a tua voz, que não te rezei. Perdoa-me Senhor. Estou arrependido ó Cristo Rei eterno. 
Peço-te que me acolhas no teu Reino Celeste quando chegar a minha hora. Faz de mim um verdadeiro exemplo de amor á oração. 

domingo, 24 de julho de 2011

XVII Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo convida-nos a reflectir nas nossas prioridades, nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. Sugere, especialmente, que o cristão deve construir a sua vida sobre os valores propostos por Jesus. 
Na primeira Leitura, retirada do livro dos Reis, o tema central é a sabedoria. O autor refere que a sabedoria é o tesouro maior. O Senhor, deu o dom da sabedoria a Salomão pois este demonstrou um grande valor ao não querer a morte dos inimigos, nem uma vida longa, nem luxuria ou riqueza, mas sim sabedoria. Sabedoria para conseguir governar o Povo Santo de Deus. O Senhor vai mais longe e dá a Salomão «um coração sábio e esclarecido, como nunca houve antes de ti nem haverá depois de ti». 
Senhor, dá-me a humildade de Salomão. Não me deixes pedir-te riqueza ou luxo, a infelicidade ou o desaire dos meus inimigos, mas que consiga agradecer pelo dom da vida que me concedeste e te peça força para continuar a viver para Ti com humildade, caridade e verdade. 
 Já no Evangelho São Mateus revela-nos três parábolas, a do tesouro escondido no campo, a do negociante de pérolas e a da rede lançada ao mar. As parábola do tesouro escondido no campo e a parábola da pérola preciosa  desenvolvem o mesmo tema e apresentam ensinamentos semelhantes.A questão principal abordada é a descoberta do valor e da importância do Reino. Quer a parábola do tesouro escondido, quer a parábola da pérola preciosa, sugerem que o Reino proposto por Jesus  é um “tesouro” precioso, que os seguidores de Jesus devem abraçar, antes de qualquer outro valor ou proposta.  
Na última parábola referida por Mateus na liturgia da Palavra de hoje  apresenta um ensinamento semelhante ao da parábola do trigo e do joio. Falá-nos que o  Reino não é um condomínio fechado, onde só há gente escolhida e santa, mas é uma realidade onde o mal e o bem crescem simultaneamente. Deus não tem pressa de condenar e destruir. Ele não quer a morte do pecador; por isso, dá ao homem o tempo necessário e suficiente para amadurecer as suas opções e para fazer as suas escolhas. E a principal mensagem que devemos retirar do Santo Evangelho de hoje é  "vender” o que não tem a ver com esse amor! Escolher o melhor, e fazer melhor, não é fácil. Mas quando fazemos melhor, há um contágio que não controlamos. E haverá outros a pedir “corações inteligentes”, fortes e capazes de amar os outros principalmente aqueles de quem gostámos menos. 
Nós Te bendizemos pelo Reino dos céus que estabeleceste no coração do nosso mundo como um tesouro escondido e como um laço que nos conduz a Ti.
Nós Te pedimos: dá aos teus fiéis a coragem de procurar em toda a parte o tesouro da tua presença escondida, para aí encontrar a riqueza do teu amor.



Deixo aqui um link com o salmo responsorial deste domingo, Quanto amo Senhor a vossa Lei. Para escutarmos com atenção e meditarmos o que o Salmo nos quer transmitir. 
http://www.liturgia.pt/multimedia/mp3/SalmosResponsoriais/050_TC_A_17Dom-QuantoAmoSenhor.mp3

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Memória de Santa Maria Madalena

Maria Madalena, quando chegou ao sepulcro e não encontrou lá o corpo do Senhor, julgou que alguém O tinha levado e foi avisar os discípulos. Estes vieram também ao sepulcro, viram e acreditaram no que essa mulher lhes dissera. Destes está escrito logo a seguir: E regressaram os discípulos para sua casa. E depois acrescenta-se: Maria, porém, estava cá fora, junto do sepulcro, a chorar.
Estes factos levam-nos a considerar a grandeza do amor que inflamava a alma desta mulher, que não se afastava do sepulcro do Senhor, mesmo depois de se terem afastado os discípulos. Procurava a quem não encontrava, chorava enquanto buscava e, abrasada no fogo do amor, sentia a ardente saudade d’Aquele que pensava ter-lhe sido roubado. Por isso, só ela O viu então, porque só ela ficou a procurá-l’O. Na verdade, a eficácia das boas obras está na perseverança, como afirma também a voz da Verdade: Quem perseverar até ao fim será salvo.
Começou a buscar e não encontrou; continuou a procurar e finalmente encontrou. Os desejos foram aumentando com a espera e fizeram que chegasse a encontrar. Porque os desejos santos crescem com a demora; mas os que esfriam com a dilação não são desejos autênticos. Todas as pessoas que chegaram à verdade, conseguiram-no porque lhe dedicaram um amor ardente. Por isso afirmou David: A minha alma tem sede do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus? Por isso também diz a Igreja no Cântico dos Cânticos: Estou ferida pelo amor. E ainda: A minha alma desfalece.
Mulher, porque choras? Quem procuras? É interrogada sobre a causa da sua dor, para que aumente o seu desejo e, ao mencionar ela o nome de quem procurava, mais se inflame no amor que Lhe tem.
Disse-lhe Jesus: Maria! Depois de a ter tratado pelo nome comum de «mulher», sem que ela O tenha reconhecido, chamou-a pelo nome próprio. Foi como se lhe dissesse abertamente: «Reconhece Aquele que te conhece a ti. Não é de modo genérico que te conheço, mas pessoalmente». Por isso Maria, ao ser chamada pelo seu nome, reconhece quem lhe falou; e imediatamente lhe chama «Rabbúni», isto é, «Mestre». Era Ele a quem procurava externamente e era Ele quem a ensinava interiormente a procurá-l’O.



Senhor, que, na vossa infinita bondade,  quisestes que Maria Madalena fosse a primeira a receber do vosso Filho  a missão de anunciar a alegria pascal,  concedei-nos, por sua intercessão, que, seguindo o seu exemplo,  anunciemos a Cristo ressuscitado  e O contemplemos no reino da glória. Senhor quero ser teu verdadeiro discípulo e nunca te quero abandonar, quero caminhar sempre ao teu lado como outrora fez Santa  Maria Madalena. 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Oração pelos Sacerdotes

Hoje é Quinta-Feira dia 21 de Julho. Este dia da semana é dedicado à oração pelos Sacerdotes. Vou a partir daqui rezar pelos nossos padres e Bispos. São estes Homens que nos anunciam dignamente a Palavra de Jesus Cristo e mais importantes são eles que têm a Missão de transformar o pão em Corpo de Cristo, a eles se deve um momento tão importante para nós a Eucaristia. Este é o ponto alto de qualquer cristão, não só no Domingo, mas em todos os dias feriais. Todos os dias somos convidados a ir á missa e a comungar divinamente o Corpo de Cristo. 
Senhor Jesus peço-te pelos sacerdotes e pelos Bispos. Ajuda-os na missão que lhe confiaste. Que eles não desanimem e vivam com fidelidade a vocação que abraçaram. Cristo Jesus fazei com que suas palavras sejam somente as vossas, que seus gestos sejam os vossos, que sua vida seja o fiel reflexo da vossa. Que sejam verdadeiras testemunhas de amor,caridade, paciência e obediência, para Ti, para a Tua Igreja e para o teu Povo Santo. Ó Senhor, ampara os nossos sacerdotes mais frágeis e mais doentes. Ampara aqueles que estão mais tristes, mais solitários e que precisam de ânimo. Peço-te também por aqueles que por vezes são infiéis ao sacramento que receberam mas que reconhecem a culpa do pecado e estão arrependidos. Perdoa-os Senhor e acolhe-os junto de Ti.  
Aproveito também Senhor para te pedir pelas vocações sacerdotais. Senhor a Tua e nossa Igreja precisa tanto de novos sacerdotes dispostos a anunciar a Tua Palavra, a celebrar os sacramentos e principalmente que celebrem a Eucaristia, a nossa fonte de fé. Senhor da Messe, envia santos trabalhadores para a tua seara. Desperta no coração dos nossos jovens para a vida clerical. Que eles sintam e escutem o teu  forte
e suave convite: "Vem e Segue-me"! Derrama sobre eles o teu Santo Espírito para que deixem tudo e seguiam o Mestre, pois só em Ti encontrarão «o caminho, a verdade e a vida». 
Maria Santíssima, tu que és a Mater Ecclesie, a Rainha dos sacerdotes, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda os nossos jovens a dar o sim sincero e generoso como tu deste ao Pai na tua Juventude, e através do qual te tornaste o primeiro Sacrário de Jesus. 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Novos Bispos Portugueses

A 28 de Abril de 2011 a Santa Sé nomeou o Pe. Virgílio do Nascimento Antunes como o novo Bispo para a Diocese de Coimbra. O sacerdote de apenas 49 anos, membro da cúria da Diocese de Leiria-Fátima e Reitor do Santuário de Nossa  Senhora de Fátima. No passado dia 3 de Julho, a Igreja da Santíssima Trindade,acolheu a ordenação episcopal de D. Virgílio. A celebração foi presidida por D. António Marto e os prelados consagrantes foram D. Anacleto de Oliveira, Bispo de Viana e natural de Leiria e D. Albino Cleto administrador apostólico de Coimbra. Estiveram presentes mais de 9 mil pessoas, entre as quais muitos Bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos. No Domingo seguinte, os Conimbricenses acolheram o novo prelado que prometeu anunciar a “linguagem da cruz” de forma “nova e acessível”.
O   lema episcopal  foi retirado da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios (1, 23-24): “Anunciamos Cristo crucificado, sabedoria de Deus”.
Não foi só D. Albino Cleto que teve que renunciar ao cargo por limite de idade. Também D. António Montes Moreira, Bispo de Bragança-Miranda completou 75 anos em Outubro passado. À dois dias o Santo Padre Bento XVI nomeou para  Bispo de Bragança-Miranda o padre José Manuel Garcia Cordeiro, de 44 anos, pertencente ao clero da mesma diocese e actualmente reitor do Pontifício Colégio Português em Roma. A ordenação episcopal do novo prelado residencial e a sua tomada de posse vão acontecer a 2 de Outubro, na catedral de Bragança. D. José torna-se assim o mais jovem membro do episcopado português.

A estes dois novos prelados desejo muito sucesso na nova vida de pastores e quero dar calorosas felicitações e sinceros votos de êxito no exercício  funções episcopais para que foram designados. Quero também dirigir a minha oração ao Senhor Jesus que ilumine, ampare, auxilie, ajude estes novos Bispos em todas as suas funções. Que eles sejam sinceros e digníssimos pastores do Povo de Deus.
Hoje São Mateus  nos relata a parábola do semeador, como que a preparar o terreno para a boa colheita da sementeira que o próprio Senhor vai fazer. A vitalidade está na semente, mas é preciso que o terreno onde ela vai ser semeada esteja preparado.Senhor faz com que as palavras e e os gestos deste novos membros do episcopado sejam verdadeiras sementes de vocações para a tua Igreja. Que se tornem verdadeiros pastores totalmente dedicados à vida da Igreja e ao teu Povo.
Vem Espírito Santo sobre o D. Virgílio e sobre D. José Cordeiro, acende neles o fogo do teu amor, renova-lhes a alegria sacerdotal e faz deles Homens empenhados na Missão Pastoral que lhe confias-te. 

terça-feira, 19 de julho de 2011

O Regresso

Na verdade deste o dia 27 de Abril que estou "desaparecido" destas lides da informática. Diversas foram as razões que contribuíram para esta minha longa ausência. Mas após três meses estou de regresso e voltei com uma nova força, alegria, ânimo, coragem necessárias para voltar a escrever neste blogue.
Ao longo destes tempos o Senhor Jesus nunca me abandonou e sempre me ajudou, caminhando sempre ao meu lado. Bem como Maria Santíssima, a nossa mãe que sempre intercedeu por mim.
Espero que a partir de hoje possa voltar a escrever regularmente os meus desabafos, alegrias, tristezas e orações. Aproveito este momento para agradecer a todos os meus amigos que nunca me deixam só.
Obrigado Senhor Jesus porque descobri o poder da oração. Obrigado Senhor porque me atendes sempre. Obrigado ó Cristo porque fazes com que a minha caminhada sobre a terra dos vivos seja um sinal de «vida e vida em abundância».