sábado, 4 de fevereiro de 2012

«Fiz-me tudo para todos»: V Domingo do T. Comum

(1 Cor 9, 16-19.22-23)
Celebramos hoje o V Domingo do tempo comum. Na primeira leitura, do livro de Job comenta, com amargura e desilusão, o facto de a sua vida estar marcada por um sofrimento atroz e de Deus parecer ausente e indiferente face ao desespero em que a sua existência decorre… Apesar disso, é a Deus que Job se dirige, pois sabe que Deus é a sua única esperança e que fora d’Ele não há possibilidade de salvação.São Marcos apresenta de uma forma concisa a actividade de Jesus. Começa na sinagoga, continua em casa de Pedro onde se aproxima, toma pela mão e levanta a sogra doente, ela que, recuperando da sua febre começa servir. Depois já são todos os que sofrem algum mal que estão à porta de Pedro, e toda a cidade ali presencia as curas de Jesus. E no meio de toda esta agitação de gente e do irromper da vida, que se faz silêncio: Jesus retira-se para um sítio isolado para rezar... Os discípulos quase o acusam: com toda a gente à tua procura, porquê "perder tempo" assim?! Mas esse é o tempo do essencial, do encontro com o Pai, o tempo que dá sentido a todo o outro tempo gasto na atenção às necessidades de cada um, de se aproximar de quem sofre, de pegar pela mão e de levantar para uma vida nova aqueles que necessitam de um sentido para a vida...
Assim viveu Jesus, alimentando no encontro com o Pai uma vida gasta na atenção às necessidades de cada um daqueles que com Ele se cruzaram pedido a cura, aí encontrou a força para se doar plenamente... Assim viveu Jesus, fazendo o bem, que não tem medo de se aproximar de quem sofre, de meter mão à obra, de levantar os caídos... Assim nos ensina a viver Jesus, com esse mesmo olhar de quem sabe que mesmo que muitas doenças continuem insanáveis, nenhuma pessoa é incurável: que podemos levar a cada um o cuidado que o próprio Jesus manifesta, Ele que vem para curar a nossa humanidade...
Por fim, a Carta de Paulo á comunidade de Corinto, fala-nos daquela que deve ser a nossa missão enquanto cristãos: evangelizar. "Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta." Também deve ser este o nosso pensamento. Deve ser esta a minha forma de encarar a vida. "Fiz-me tudo para todos" diz São Paulo. Senhor, neste V Domingo do Tempo comum eu te peço que me ajudes a estar perto dos que sofrem, dos sem-abrigo, dos doentes, dos presos, dos fracos, dos que precisam da minha presença. Senhor Jesus eu hoje quero dizer como o grande Apóstolo: quero ser tudo para todos. Quero servir os que de mim necessitam. Quero evangelizar quem nunca ouviu falar de Ti. Quero "anunciar gratuitamente o Evangelho".

Sem comentários:

Enviar um comentário