segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pecado persistente

Hoje venho até ao meu blogue para partilhar com todos vós um retalho da minha vida que me deixa envergonhado, o pecado, e o pecado repetido.  Quando comecei  escrever esta mensagem recorri ao Catecismo da Igreja Católica, nº 392 onde o pecado é definido como: "É uma ofensa a Deus, na desobediência ao seu amor. Fere a natureza do homem e atenta contra a solidariedade humana. Cristo, na sua Paixão, revela plenamente a gravidade do pecado e vence-o com a sua misericórdia."
«recebemos a redenção, o
perdão dos pecados» (Col 1,14)
Dei por mim a voltar a cometer o mesmo pecado. O mesmo hoje que ontem. O mesmo que ontem que no Sábado. Sei que o que faço é errado. Tenho a perfeita noção o fraco que sou. Deixo-me vencer pelo pecado, pelo vício, pelo prazer. Entrego-me à facilidade, ao comodismo, ao individualismo. O pecado repetido está a tornar-se um vício. Diz o catecismo da Igreja Católica no nº 398: "Os vícios, sendo contrários às virtudes, são hábitos perversos que obscurecem a consciência e inclinam ao mal. Os vícios podem estar ligados aos chamados sete pecados capitais, que são: soberba, avareza, inveja, ira, luxúria, gula e preguiça ou negligência."
Mais uma vez após cometer a falta contra Ti, Jesus Cristo, contra aos Teus Mandamentos, princípios, veio o arrependimento. O Pedido de perdão. O pedido de ajuda para a minha conversão. Mas sei que apesar de me comprometer Contigo, de Te garantir que não volto a cair na tentação, eu sei que vou voltar a cair, vou voltar a ser fraco, vou deixar-me vencer novamente pelas trevas. É  muito difícil resistir porque acabo sempre por optar pelo lado mais fácil.
Ajuda-me Senhor a não cair na tentação, a ter força e coragem para não me deixar vencer pelas trevas. Peço-Te que me perdoes, que me desculpes. Ajuda-me a deixar o pecado e principalmente aquele que persiste repetidamente. 

4 comentários:

  1. Meu querido amigo...como é possivel??? Faço de tuas palavras as minhas...sem tirar uma unica...sou eu q estou ai descrita...Tou tão cansada de tanto errar e me arrenpender...triste por me sentir indigna do Amor do nosso Salvador...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Nani,somos todos iguais, todos fracos e pecadores,mas o Senhor ama-nos assim. O pecado domina-nos e nós deixamo-nos dominar, deixamo-nos vencer pelo mal. Em vez de seguir-mos a Cristo.
      Temos que pedir perdão ao Senhor e tornarmo-nos mais fortes e não nos podemos deixar vencer pelo mal, pelo pecado.
      Coragem Nani.
      Saudações em Cristo.

      Eliminar
  2. Querido amigo
    As suas palavras espelham muito do que sentimos quando na reincidência o pecado persiste. Sei do que falo porque a reincidência espreita-me todos os dias a "ver se me apanha" para depois se consolar na minha recaída. Acontece que em Jesus e no glorioso regaço da Nossa Santíssima Mãe encontramos as regras da não reincidência. Primeira - estar no que se faz, fazendo o que se deve. Segunda - Descansar não é não fazer nada, é estar com atividades que exigem menos esforços. Terceira - nao queiras ser um catavento que no alto de uma torre todos admiram mas que enferruja com o tempo e já ninguém olha. Prefere ser como um pequeno alicerce da base ou um pequeno parafuso que ninguém observa. Com esses toda a engrenagem emperra quando falham. Que bom é ser-se um pequeno parafuso. Quarta - supera-te ante os obstáculos. Já viste o que seria se fossemos um pequeno pássaro que cai numa poça de lama e fica com as asas empestadas? das duas uma, ou desiste e morre ou com pequenos esforços, contínuos, duradoiros, sacode a lama ressequida e ergue-se em direção aos calorosos raios de sol.
    O senhor espera isso de nós sempre que andamos a ladear a sombra da reincidência.
    Um abraço em Cristo, querido amigo
    Ana Cristina
    (corrida peregrina . facebook)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana,
      Não imagina como as suas palavras foram importantes, encorajadoras e poder sentir que alguém sente e passa o mesmo que eu. São palavras profundas que nos deixam a pensar e que têm que ser bem meditadas.
      Espero poder continuar a contar com os seus conselhos querida irmã.
      Saudações em Cristo.

      Eliminar