quinta-feira, 14 de março de 2013

Habemus Papam


«Annuntio vobis gaudium magnum;
habemus Papam:
Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum,
Dominum Georgium Marium
Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem Bergoglio
qui sibi nomen imposuit Franciscum.»

Foi por estas palavras que aguardávamos desde o dia 11 de Fevereiro, data em que Bento XVI anunciou a sua renúncia. E o dia tão esperado chegou. Eu diria que já se espera que assistíssemos a um conclave rápido. 
O 115 cardeais eleitores celebram a missa « Pro Eligendo Romano Pontífice» na manhã de Terça feira, dia 12. A Eucaristia foi presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, D. Ângelo Sodano. Tenho que dizer que a homilia me surpreendeu. Gostei do que ouvi. Agradeceu a Deus o pontificado de Bento XVI, falou da mensagem do Amor que «impele os Pastores da Igreja a realizar a sua missão de serviço aos homens de todos os tempos», da unidade eclesial que deve unir o Povo de Deus e por último da missão do Sumo Pontífice. Terminada a Missa, os cardeais retiraram-se e pela tarde dirigiram-se em procissão para a Capela Sistina, onde  ordem de "Extra omnes" deram início ao Conclave para eleger o novo sucessor de Pedro.Ao final da tarde fumo preto saiu da Capela Sistina. 
Na manhã seguinte voltaram aos escrutínios. Após duas votações de novo fumo negro na praça de São Pedro. Mas seria durante a tarde, que a alegria e a festa se instalariam no Vaticano. Pelas 18h06 (hora de Lisboa) sairia fumo branco e os sinos tocariam festivamente, anunciando que estava escolhido o novo Bispo de Roma. A partir daqui em todo o mundo viveu-se um clima de muita ansiedade. Muitas unhas ruídas certamente. Eu não fui excepção. Não larguei a televisão. Agradeci ao Senhor por termos de novo um Pastor que certamente foi escolhido segundo os seus desígnios. Mas só passado uma hora, ás 19h12 (hora de Lisboa) é que o Cardeal Protodiácono Jean-Louis Tauran anunciou ao Povo de Deus o nome do  Papa. Aí foi a "explosão" de alegria na praça de São Pedro. Um Papa Argentino, de 76 anos, que adoptou pela primeira vez o nome papal de Francisco. 
Papa Francisco
Eleição: 13/03/13
Jorge Mario Bergoglio, jesuíta, até ontem arcebispo de Buenos Aires, foi escolhido por Deus para ser o Bispo vestido de branco. Confesso que não conhecia este cardeal. Como não estava nos mais falados, acabou por me passar despercebido. Mas a primeira impressão foi muito boa. Um ar humilde, sorridente, despreocupado de formalismos e protocolos. «os meus irmãos Cardeais foram buscar-me quase ao fim do mundo… Eis-me aqui!» foi assim que se apresentou. Pediu a nós, cristãos, para rezarmos por ele. Fez-se silêncio e o Papa Francisco inclinou-se perante o Povo orando. 
Expectativas? Estou apreensivo. Ansioso. Por um lado sinto que é uma lufada de ar fresco para a Igreja. Um Papa com vida, simples, preocupado com os que sofrem. Penso que vai apresentar uma Igreja mais activa, com algumas modificações. Tenho confiança neste novo Papa. Mas não escondo que tenho medo de algumas decisões que possa tomar, mas tenho a certeza que fará sempre a vontade do Pai. Dias difíceis se avizinham. Dificuldades. Barreiras. Problemas por resolver. Mas rezemos pelo Papa. E por enquanto vamos vivendo na alegria de: "Habemus Papam".

Habemus Papam: Francisco.

1 comentário:

  1. "Habemus Papam"
    E verdade já temos Papa,Papa Francisco nome simples como Ele,que com Sua humildade vai seguindo o pontificado do nosso saudoso Beato João Paulo II e o emérito Bento XVI,que sorte nós temos,o Espírito Santo desceu sobre ELE e nos mostrou Jesus na terra.

    ResponderEliminar