segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

11 de Fevereiro: Um dia para a história

Um dia como tantos outros, mas mal ou bem, tem alguns pontos importantes que hoje me fizeram pensar. O dia 11 de Fevereiro é dedicado à memória de Nossa Senhora de Lurdes. Em 1858 a Virgem Santa Maria apareceu a Bernardette numa gruta perto de Lourdes em França. Por intermédio desta humilde menina, Maria chamou os pecadores à conversão e despertou na Igreja um intenso movimento de oração e caridade, sobretudo em benefício dos doentes e dos pobres. Actualmente está construído um imponente Santuário que é visitado por milhares de cristãos. Também este dia é dedicado mundialmente ao Doente. Instituído por João Paulo II em 1992 este dia deve ser «um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade» afirmava o Papa.
Já em 2007 este dia ficou marcado em Portugal pelas piores razões. Foi a partir deste dia que despenalizou o aborto. A partir deste dia já foram mortos muitos bebés, muitas vidas que os pais decidiram ceifar enquanto ainda eram geradas no ventre materno. Segundo o catecismo da Igreja Católica «A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida». Desde 2007 que a vida não tem sido tratada como merece. As Mães não defendem os filhos que geraram e matam-nos. Devemos promover a vida, o direito á vida, cuidar do melhor dom que Deus nos deu.
Hoje voltou-se a fazer história neste dia. O Santo Padre anunciou que irá renunciar no próximo dia 28 de Fevereiro. Este anúncio significa que em Março teremos um novo Pastor Universal. O mundo recebeu este anúncio com grande admiração. Também eu não fugi à regra. A notícia da resignação de Bento XVI deixou-me boquiaberto, não estava mesmo à espera. Apelidado por muitos como o sumo pontífice da rutura, Joseph Ratzinger voltou a fazer história. Apesar do choque acho que é uma atitude que só revela a humildade, a serenidade, a intelectualidade, a sabedoria do Bispo de Roma. Sentiu que não tinha capacidades físicas para continuar a governar a Igreja Universal. Um pontificado curto mas com um legado muito importante para os cristãos. 
Um dia cheio, com coisas boas e más, mas sempre com a presença do Senhor. o dia 11 de Fevereiro já está na história. 

Sem comentários:

Enviar um comentário