quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

E chegou a Quaresma

Quando estava na Missa de Cinzas passei o meu dia em revista,e, o pensamento que me assaltou foi: "Viveste este dia igual a tantos outros". Na verdade foi. Apenas nas duas refeições comi peixe. Mas que vale este jejum? Em primeiro lugar a carne até é mais barata que o peixe e tu até gostas mais de peixe. Sacrifício? Não. Nada disso. O teu estômago gosta mais e a saúde agradece. Mas adiante. Do que vale fazer jejum que até não é se continuas na mesma?Afinal porque jejuas? Se o fazes e nem te lembras de oferecer o sacrifício (que não o é) a Deus? Começo a ter certezas que afinal tudo não passa de tradicionalismos... Porque o que realmente importa continua igual: pouca oração, nada de exemplos de verdadeiro cristão, o pecado é constante..."começas-te bem este tempo" concluí eu.
Na fila para a imposição das cinzas pensei: "Não te esqueças do compromisso, dá lugar ao Homem novo, deixa que ele viva em ti, enterra o antigo, e tem força para que consigas vencer as barreiras do pecado". Que grande compromisso. Difícil? Sem dúvida. Mas se não for eu a fazer, ninguém o fará. Não estou sozinho, Ele irá caminhar ao meu, mas não fazer o que me compete. Isso só eu o poderei realizar. Mas para poder ser verdadeiramente feliz terei que deixar que "Cristo viva em mim". Que o homem nono habite no meu coração.
«Lembra-te que és pó e ao pó voltarás», apesar de ser o "slogan" de todas as quaresmas, em cada ano tem um significado diferente. Sem dúvida que me remete para a minha pequena, para a minha insignificância. Que eu nunca me esqueça disso. Não me posso querer pôr á frente dos outros, muito menos à frente do Salvador. Afinal, nada sou se não apenas um «grão de areia numa praia maior».
Oração, Penitência/ reconciliação e caridade são termos indispensáveis no tempo quaresmal. Que eu consiga ser um verdadeiro cristão, ainda que pecador, que consiga chegar a Deus. 

4 comentários:

  1. "Que o homem novo habite em meu coração" que eu consigo perceber e fazer toda a vontade do Senhor.

    ResponderEliminar
  2. Aproveitemos este tempo de quaresma para enterrar o homem velho e acolher o novo no nosso coração. Que o Senhor Jesus nos dê força para conseguirmos fazer a vontade Dele.
    Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa, mas se teve na Quarta-feira de Cinzas duas refeições, então não jejuou, apenas fez abstinência. Jejuar é tomar apenas uma refeição (almoço ou jantar) podendo tomar qualquer coisa ligeira fora disso. Eu como pão e bebo água, nada de leite, bolachas, fruta ou sandes. Mas fui eu que escolhi assim, ninguém me mandou.
    Aconselho a que se informe do que a Igreja determina a respeito, pois você parece-me uma pessoa que quer cumprir a vontade de Deus e assim alcançar a perfeição (ou a santidade) como Jesus manda.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu penso que os rituais muitas vezes fazem esquecer o essencial,a partilha,o amor,que surge sempre em nós de dentro do coração,que atua sem darmos por isso e o estamos a fazer gratuitamente sempre,sempre, porque faz parte de nós.

    ResponderEliminar