quinta-feira, 12 de julho de 2012

Noite na companhia do profeta Daniel

Durante a noite não conseguia dormir e farto de tantas voltas e reviravoltas na cama e de passar em revista o meu dia e vários aspectos da minha vida decidi pegar na Bíblia e abrir "sem destino". Queria apenas descobrir a Palavra que o Senhor tinha para mim naquela madrugada.   Calhou-me Daniel, capitulo 9. A partir do versículo 4, o profeta faz ma confissão ao Senhor Deus: «Ah! Senhor, Deus gran­de e temí­vel, que és fiel à Aliança e que man­téns o teu favor para com os que te amam e guardam os teus manda­men­tos. Todos nós pecámos, pre­va­ricámos, praticámos a ini­quidade, fo­mos revoltosos, afastámo-nos dos teus mandamentos e das tuas leis. Não escutámos os teus servos, os profetas, que falaram em teu nome aos nossos reis, aos nossos chefes, aos nossos pais e a todo o povo da nação.Para ti, Senhor, a justiça; para nós, a infâmia, como é hoje para as gentes de Judá, para os habitantes de Jerusalém e para todo o Israel, para aqueles que estão perto e aqueles que estão longe, em todos os países por onde os espalhaste, em conse­quên­cia das iniquidades que come­te­ram contra ti. Sim, ó Se­nhor, para nós a vergonha, para os nossos reis, para os nossos chefes, para os nossos pais, porque pecámos contra ti.No Senhor, nosso Deus, há misericórdia e perdão, pois nos revol­tá-­mos contra Ele. Recusámos escu­tar a voz do Senhor, nosso Deus; não seguimos as leis que nos propunha pela boca dos seus servos, os pro­fetas.» (Dn 9, 4-10)
A cada palavra que lia podia rever-me na boca do profeta. Eu sou pecador, prevaricador, falto à aliança estabelecida com o meu Salvador e Criador, não cumpro os mandamentos que me foram dados a conhecer, não sou fiel...Esta minha vida que levo envergonha-me. Vivo cheio de injustiça, culpa, maldade, ódio, pecado, de tudo o que me leva a afastar do Deus meu Pai. Quando reconheço a minha culpa caio de novo no "charco" do pecado, da zombaria do mundo. 
Perdoa-me Senhor, só Tu me conheces como ninguém. Só Tu sabes o quanto sou fácil de dominar pelo demónio. Eu como Daniel creio que em Ti «há misericórdia e perdão». Eu, tal como o Povo de Israel é que me recuo a «escutar a voz do Senhor, nosso Deus». Perdoa-me Senhor. Perdoa-me porque não estou a ser capaz de ser um cristão verdadeiro.
«Senhor, ouve! Se­nhor, perdoa! Se­nhor, presta aten­ção! Actua! Pelo teu bom nome, ó meu Deus, não tar­des, porque foi o teu nome que foi dado à tua cidade e ao teu povo.» (Dn 9, 19). Hoje eu te clamo como Daniel. Ouve-me, presta-me atenção, perdoa-me Senhor Jesus. Actua. Actua em Mim. Ajuda-me a ser fiel ao meu baptismo e à vocação a que me chamas primeiramente, a de ser um bom cristão. Senhor Jesus dá-me a força que necessito para continuar a caminhar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário