terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dúvidas em tempo de Natal

Caminhos a passos largos para a festa da chegada do Senhor, o Natal. Durante estas quatro semanas de Advento tivemos a oportunidade de preparar o nosso coração para a chegada do Deus Menino. É já na próxima Sexta-Feira que a humanidade será novamente felicitada pela festa do nascimento de Jesus, o Salvador do Mundo.  O Natal é por excelência o mistério da pobreza de Deus feito Homem. O brotar da vida divina é silencioso, modesto, simples, pobre. Tudo no presépio de Belém nos convida á contemplação e á vivência da pobreza. Infelizmente Deus não teve lugar no Mundo nem na vida dos homens. O drama repete-se nos nossos dias. Nas nossas vidas não existe lugar para o nosso Pai do Céu. Mas há sempre lugar e tempo para o luxo, o prazer, a comodidade, as mil e uma futilidades. E dizemos nós que somos crentes? O que vale participarmos na Eucaristia Dominical fiando no banco da frente e participando em orações comunitárias quando na verdade são os únicos actos que realizámos apenas para darmos nas vistas? De que serve tudo isto se na nossa vida não existem 5 minutos por dia para paramos e rezar um pouco louvando o Senhor? Valerá a pena festejarmos o Natal se não acolhemos verdadeiramente o Nascimento do Menino Jesus? 
Muitas outras perguntas nos interpelam, mas a reposta é sempre a mesma: não tenho tempo para rezar nem para pensar em Deus. Mas tenho tempo para me divertir, para falar mal dos outros, ter pensamentos pecaminosos e em nada me fazem verdadeiramente feliz nem me ajudam a preparam a chegada do Menino Jesus. Infelizmente descartamos Deus. 
 Apesar de ter escrito em texto na primeira pessoa do plural (nós), este texto é principalmente dirigido a mim. Todas estas dúvidas, estas falsas crenças se passam actualmente na minha vida. Penso mesmo que não estou preparado para a vinda do Senhor, pois no meu coração o sentimento dominante é a cobardia e a falta de amor verdadeiro a Deus, á Igreja e ao Salvador que há-de vir. 
Senhor, ajuda-me a estar preparado para a tua chegada, a viver verdadeiramente esta tua festa a ser um verdadeiro cristão de palavras, pensamentos e actos. 

1 comentário:

  1. Olá Amigo, já tinha sede das suas palavras...pq me indentifico tanto com o que escreve... vou-lhe contar um episodio meu...A ultima vez que me confessei, disse ao Sr.Padre que ia receber um sacramento tao importante para mim, mas que sentia-me tão suja...Tao impura...Um ser humano miseravel, que gostava de ser diferente, que estava a fazer por melhorar mas que fraquejava tantas vezes...Ele sorriu para mim e disse que estava no bom caminho, porque se eu conseguia ver toda a mnh miséria é porque estava a caminhar para a luz...E na luz do Amor e Verdade do Senhor conseguimos olhar o nosso interior...Só assim conseguimos mudar...Com a graça do Senhor! Amigo é um caminho que quero seguir mas sou tao fraca...penso em tanta coisa...falo tanto...faço imensas coisas, mas nada do que é mais importante na mnh vida faço...Amar nosso Abba acima de tudo...ter tempo para falar com Ele...escuta-lo, porque nos fala tantas vezes, mas os ouvidos da nossa alma e do nosso coração, ficam surdos porque estamos absorvidos pelas nossas fraquezas...tentaçoes...pela desculpa da nossa falta de tempo!!! Mentira!!! A qualquer momento dos nossos dias, nossas noites, podemos escuta-lo...Louvar o seu Amor e a sua criação...mais importante, deixa-lo Viver dentro de nós...dentro do nosso corpo e Alma! Só assim podemos voltar a nascer como novas criaturas!
    Amigo sinto imensa tristeza porque eu acredito no que escrevo...no que digo...mas sou hipocrita...porque falho tantas vezes nas acções e essas é que são as mais importantes...o verdadeiro testemunho! Mesmo sem o merecer, que a vinda do nosso Salvador me ajude a purificar toda a mnh miséria e a de todos os irmãos!
    Um Santo Natal amigo desconhecido!

    ResponderEliminar