terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

Mais do que qualquer outro tempo do Ano Litúrgico, o Advento é tempo de Maria, pois é nele que A vemos em mais íntima relação com o Seu filho, ao Qual está unida «por vínculo estreito e indissolúvel» (LG. 53). Enaltecendo a Virgem Maria, esta Solenidade, em vez de nos desviar do Mistério de Cristo, leva-nos, pelo contrário, a exaltar a obra da Redenção, ao apresentar-nos Aquela que foi a primeira a beneficiar dos seus frutos, tornando-se a imagem e o modelo segundo o qual Deus quer refazer o rosto da Humanidade, desfigurado pelo pecado.Festa de Advento, a Solenidade da Imaculada Conceição constitui uma bela preparação para o Natal.
É assim que é descrita a Solenidade da Imaculada Conceição pelo Secretariado da Liturgia. Este é o dia que devemos celebrar a nossa própria mãe. Cada um de nós veio ao mundo pelo seu intermédio.
Aproveitemos este dia para louvar o Senhor e a sua Mãe Maria Santíssima pelo dom das nossas mães, pelo valor que estas mulheres têm na vida de cada um de nós.
Este é também um tempo para prepara-mos o nosso coração para os planos que Deus tem para nós e para o Mundo. É o tempo de dar-mos o sim «sincero e generoso» como Maria disse ao Senhor para ser a mãe de Jesus e ser o «primeiro sacrário de Jesus».

Evangelho
Lc 1,26-38

Naquele tempo,o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo:  «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra».


O Evangelho desta Solenidade Mariana falá-nos do momento da anunciação do Anjo. Para mim uma das passagens mais importantes do Novo Testamento. É a partir de uma frase magnifica dita por Maria,«Eis a escrava do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra», que se dá a salvação e vida plena para ela e para o mundo. Maria aceitou trazer no seu ventre o Menino que se viria a tornar o responsável pela salvação e redenção do Mundo. Obrigado pelo Teu sim, Maria. 


Oração
Senhor eu te agradeço pela Minha Mãe.
Agradeço a força que lhe dás, a coragem com que enfrenta cada dia.
Maria, obrigado por seres um exemplo de uma verdadeira mãe. Obrigado por seres o verdadeiro modelo de entrega e de exemplo.
Senhor, ajuda a minha sempre e em todos os momentos que ela necessite.
Maria, auxilia sempre a minha mãe e continua a fazer dela uma óptima Mãe como tem sido.


Video do Dia:
Encontrei um video que representa muito bem esta solenidade que estamos a celebrar. Espero que também todos os que passarem por aqui possam apreciar este filme e aproveitam para agradecer a Deus a mãe de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário