sexta-feira, 29 de julho de 2011

Memória de Santa Marta: « Saboreai e vede como o Senhor é bom»

Hoje celebramos a Memória de Santa Marta. Marta era irmã de Maria e de Lázaro. Quando recebia o Senhor em sua casa de Betânia, servia-O com grande diligência, e com suas orações obteve a ressurreição de seu irmão. Marta recebeu-O como costumam ser recebidos os peregrinos; e no entanto, era uma serva que recebia o seu Senhor, uma doente que acolhia o Salvador, uma criatura que hospedava o Criador. Recebeu o Senhor para Lhe dar o alimento corporal, ela que precisava do alimento espiritual. Com efeito, o Senhor quis tomar a forma de servo e nesta condição de servo quis ser alimentado pelos servos, por condescendência e não por necessidade. De facto, também foi por condescendência que Se apresentou para ser alimentado, porque tinha assumido um corpo sujeito à fome e à sede.E a liturgia da palavra desta Festa relatá-nos através de São Lucas uma "hospedagem" feita pelas duas irmãs ao Mestre.  
Neste trecho do Evangelho o Senhor Jesus dá uma lição a Marta que pode e deve ser seguida por todos nós: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária». Todos nós vivemos atarefados, numa correria quotidiana ou como se diz agora, num stress diário. Temos o nosso ser ocupado com mil coisas, preocupações e inquietações que não nos deixam viver em pleno a nossa vida. E neste turbilhão de situações esquecemos-nos do principal e o que na verdade importa: servir a Deus.
Pai Santo,  Deus omnipotente e eterno, cujo o teu  Filho nosso Senhor aceitou a hospitalidade  que Santa Marta Lhe oferecia em sua casa, concedei-nos, por sua intercessão, que, servindo a Cristo em cada um dos nossos irmãos, sejamos por Vós recebidos nas moradas eternas. 
Senhor Jesus outrora fizeste ver a Marta que Servir a Deus e amá-Lo devia ser a sua preocupação diária, ajuda-me a servir-Te e a amar-Te como tu mereces, que deixe todas as preocupações mundanas que existem,  todas as inquietações que me ocupam a vida, ajuda-me Senhor. Quero ser como Maria, irmã de Marta, que esteve sempre junto de Ti deixando as preocupações de fora e servindo-Te com dignidade. Senhor quero lembrar-me de Ti muitas vezes durante o dia. 
 

Do Evangelho de São Lucas:                                                    Naquele tempo,
Jesus entrou em certa povoação
e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa.
Ela tinha uma irmã chamada Maria,
que, sentada aos pés de Jesus,
ouvia a sua palavra.
Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço.
Interveio então e disse:
«Senhor, não Te importas 
que minha irmã me deixe sozinha a servir?
Diz-lhe que venha ajudar-me».
O Senhor respondeu-lhe:
«Marta, Marta,
andas inquieta e preocupada com muitas coisas,
quando uma só é necessária.
Maria escolheu a melhor parte,
que não lhe será tirada».


 (Lc 10, 38-42)


Deixo aqui um link com o salmo responsorial desta Memória de Santa Marta. O óptimo Salmo para neste dia louvar-mos o Senhor Jesus.« Saboreai e vede como o Senhor é bom» . Para escutarmos com atenção, meditarmos e Louvar-mos  a Cristo Sacerdote Eterno. 
http://www.liturgia.pt/multimedia/mp3/SalmosResponsoriais/103_TC_B_19Dom-SaboreaiEVede.mp3

2 comentários:

  1. Nós levamos a vida a nos preocuparmos com tudo, é porque vamos ,é porque não temos ,ou porque temos e tudo isso é vão ,só Jesus Cristo importa ,só ELE nos dá a Paz tão desejada,nós vamos de mãos vazias para o Pai ,só levamos o amor que demos e recebemos nada mais ,na terra temos que ir preparando o caminho do Céu,para um dia termos a Misericórdia de Deus, e O ver face a face,se assim formos dignos de tal...

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de todo o partilhar do blogue, de inicio tive alguma relutância em escrever, porque o estava a fazer para um blogue sem rosto,ignorância da minha parte ,porque a mim também não me conhece e eu estou a escrever ,somos todos seres humanos, filhos de Deus,que comungamos o mesmo Deus é o que importa.
    Sede de Deus,pensei eu ,todos nós temos, até aqueles que não o querem admitir ,é algo incontrolável que nos extravasa e nos faz procura-LO de uma forma intensa,nos faz viver,acreditar,sentir que O temos para nos amparar, quando algo corre mal e não só,é entrega,é pôr a nossa vida nas SUAS Mãos ,para que se faça a Sua Vontade,nosso corpo é o Templo de Deus .

    ResponderEliminar