quarta-feira, 20 de julho de 2011

Novos Bispos Portugueses

A 28 de Abril de 2011 a Santa Sé nomeou o Pe. Virgílio do Nascimento Antunes como o novo Bispo para a Diocese de Coimbra. O sacerdote de apenas 49 anos, membro da cúria da Diocese de Leiria-Fátima e Reitor do Santuário de Nossa  Senhora de Fátima. No passado dia 3 de Julho, a Igreja da Santíssima Trindade,acolheu a ordenação episcopal de D. Virgílio. A celebração foi presidida por D. António Marto e os prelados consagrantes foram D. Anacleto de Oliveira, Bispo de Viana e natural de Leiria e D. Albino Cleto administrador apostólico de Coimbra. Estiveram presentes mais de 9 mil pessoas, entre as quais muitos Bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos. No Domingo seguinte, os Conimbricenses acolheram o novo prelado que prometeu anunciar a “linguagem da cruz” de forma “nova e acessível”.
O   lema episcopal  foi retirado da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios (1, 23-24): “Anunciamos Cristo crucificado, sabedoria de Deus”.
Não foi só D. Albino Cleto que teve que renunciar ao cargo por limite de idade. Também D. António Montes Moreira, Bispo de Bragança-Miranda completou 75 anos em Outubro passado. À dois dias o Santo Padre Bento XVI nomeou para  Bispo de Bragança-Miranda o padre José Manuel Garcia Cordeiro, de 44 anos, pertencente ao clero da mesma diocese e actualmente reitor do Pontifício Colégio Português em Roma. A ordenação episcopal do novo prelado residencial e a sua tomada de posse vão acontecer a 2 de Outubro, na catedral de Bragança. D. José torna-se assim o mais jovem membro do episcopado português.

A estes dois novos prelados desejo muito sucesso na nova vida de pastores e quero dar calorosas felicitações e sinceros votos de êxito no exercício  funções episcopais para que foram designados. Quero também dirigir a minha oração ao Senhor Jesus que ilumine, ampare, auxilie, ajude estes novos Bispos em todas as suas funções. Que eles sejam sinceros e digníssimos pastores do Povo de Deus.
Hoje São Mateus  nos relata a parábola do semeador, como que a preparar o terreno para a boa colheita da sementeira que o próprio Senhor vai fazer. A vitalidade está na semente, mas é preciso que o terreno onde ela vai ser semeada esteja preparado.Senhor faz com que as palavras e e os gestos deste novos membros do episcopado sejam verdadeiras sementes de vocações para a tua Igreja. Que se tornem verdadeiros pastores totalmente dedicados à vida da Igreja e ao teu Povo.
Vem Espírito Santo sobre o D. Virgílio e sobre D. José Cordeiro, acende neles o fogo do teu amor, renova-lhes a alegria sacerdotal e faz deles Homens empenhados na Missão Pastoral que lhe confias-te. 

1 comentário:

  1. Senhor Jesus, dai-Lhes a Vossa protecção,para que nunca desfaleçam nas Suas missões e o façam segundo a Tua Palavra.

    ResponderEliminar