quarta-feira, 27 de julho de 2011

«Tudo é vaidade» Oração da noite

Do Livro de Coelet
Vaidade das vaidades – diz Coelet –
vaidade das vaidades: tudo é vaidade.
Quem trabalhou com sabedoria, ciência e êxito,
tem de deixar tudo a outro que nada fez.
Também isto é vaidade e grande desgraça.
Mas então, que aproveita ao homem todo o seu trabalho
e a ânsia com que se afadigou debaixo do sol?
Na verdade, todos os seus dias são cheios de dores
e os seus trabalhos cheios de cuidados e preocupações;
e nem de noite o seu coração descansa.
Também isto é vaidade.

(Co (Ecle) 1,2; 2,21-23)


Esta foi a leitura que hoje decidi recorrer para meditar e fazer a minha oração. Coelet diz que «vaidade das vaidades: tudo é vaidade.». Esta passagem faz-me recordar diversos momentos da minha vida e, principalmente o dia que chega ao fim. Senhor, para quê tanta vaidade? Do que me vale pena querer ser superior aos outros? Mas porque quero dar nas vistas? Se na verdade sou tão fraco, pobre, vazio...Senhor perdoa estes meus pecados... Perdoa esta minha vaidade que invade a minha alma. Faz de mim um ser simples. Simples de coração  Simples nas palavras. Simples na maneira de viver. Jesus Cristo quero reconciliar-me com os outros, com a Tua Igreja e principalmente contigo que és o meu guia, amparo e protector. Derruba a vaidade e a superioridade que existe no meu ser. 
Coelet deixa-nos uma grande mensagem com esta leitura: demonstração da incapacidade de o homem, por si só, encontrar uma saída, um sentido para a sua vida. O pessimismo do profeta leva-nos a reconhecer a nossa impotência, o sem sentido de uma vida voltada apenas para o humano e para o material. Senhor, o que seria de mim se Tu não existisses na minha vida? Uma vida ainda mais vazia. 
A minha caminhada nesta terra está, na verdade, cheia de limitações, de desilusões, de imperfeições; mas eu sei que esta vida caminha para a sua realização plena, para a vida eterna: só aí encontraremos o sentido pleno do nosso ser e da nossa existência. Só quando estiver no reino dos Céus é que me sentirei totalmente realizado. 
Senhor, ao terminar este dia quero pedir-Te perdão pela vaidade que está enraizada no meu coração. Peço-Te perdão por este dia em que não fiz a Tua vontade, que não escutei a tua voz, que não te rezei. Perdoa-me Senhor. Estou arrependido ó Cristo Rei eterno. 
Peço-te que me acolhas no teu Reino Celeste quando chegar a minha hora. Faz de mim um verdadeiro exemplo de amor á oração. 

1 comentário:

  1. Só aqui na terra podemos começar a construir o caminho do Céu,não é fácil, temos de nos entregar a todo o momento a Jesus Cristo e à Sua Divina Providência, para que em nós seja feita a Sua Vontade nunca a nossa ,porque o ser humano é fraco e depressa reserva num canto o que lhe convém.
    A vida é uma longa caminhada em que cometemos muitos erros,nos afastamos de Deus ,mas ELE contínua nos esperando,cuidando de nós, nos envolvendo num abraço, que só o notamos quando precisamos e ELE está lá com Sua Infinita Misericórdia, à espera que os nossos olhos se abram e o possamos contemplar, com um olhar de Amor, confiança e entrega de todo o nosso ser.

    ResponderEliminar