domingo, 24 de julho de 2011

XVII Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo convida-nos a reflectir nas nossas prioridades, nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. Sugere, especialmente, que o cristão deve construir a sua vida sobre os valores propostos por Jesus. 
Na primeira Leitura, retirada do livro dos Reis, o tema central é a sabedoria. O autor refere que a sabedoria é o tesouro maior. O Senhor, deu o dom da sabedoria a Salomão pois este demonstrou um grande valor ao não querer a morte dos inimigos, nem uma vida longa, nem luxuria ou riqueza, mas sim sabedoria. Sabedoria para conseguir governar o Povo Santo de Deus. O Senhor vai mais longe e dá a Salomão «um coração sábio e esclarecido, como nunca houve antes de ti nem haverá depois de ti». 
Senhor, dá-me a humildade de Salomão. Não me deixes pedir-te riqueza ou luxo, a infelicidade ou o desaire dos meus inimigos, mas que consiga agradecer pelo dom da vida que me concedeste e te peça força para continuar a viver para Ti com humildade, caridade e verdade. 
 Já no Evangelho São Mateus revela-nos três parábolas, a do tesouro escondido no campo, a do negociante de pérolas e a da rede lançada ao mar. As parábola do tesouro escondido no campo e a parábola da pérola preciosa  desenvolvem o mesmo tema e apresentam ensinamentos semelhantes.A questão principal abordada é a descoberta do valor e da importância do Reino. Quer a parábola do tesouro escondido, quer a parábola da pérola preciosa, sugerem que o Reino proposto por Jesus  é um “tesouro” precioso, que os seguidores de Jesus devem abraçar, antes de qualquer outro valor ou proposta.  
Na última parábola referida por Mateus na liturgia da Palavra de hoje  apresenta um ensinamento semelhante ao da parábola do trigo e do joio. Falá-nos que o  Reino não é um condomínio fechado, onde só há gente escolhida e santa, mas é uma realidade onde o mal e o bem crescem simultaneamente. Deus não tem pressa de condenar e destruir. Ele não quer a morte do pecador; por isso, dá ao homem o tempo necessário e suficiente para amadurecer as suas opções e para fazer as suas escolhas. E a principal mensagem que devemos retirar do Santo Evangelho de hoje é  "vender” o que não tem a ver com esse amor! Escolher o melhor, e fazer melhor, não é fácil. Mas quando fazemos melhor, há um contágio que não controlamos. E haverá outros a pedir “corações inteligentes”, fortes e capazes de amar os outros principalmente aqueles de quem gostámos menos. 
Nós Te bendizemos pelo Reino dos céus que estabeleceste no coração do nosso mundo como um tesouro escondido e como um laço que nos conduz a Ti.
Nós Te pedimos: dá aos teus fiéis a coragem de procurar em toda a parte o tesouro da tua presença escondida, para aí encontrar a riqueza do teu amor.



Deixo aqui um link com o salmo responsorial deste domingo, Quanto amo Senhor a vossa Lei. Para escutarmos com atenção e meditarmos o que o Salmo nos quer transmitir. 
http://www.liturgia.pt/multimedia/mp3/SalmosResponsoriais/050_TC_A_17Dom-QuantoAmoSenhor.mp3

1 comentário:

  1. Senhor Jesus
    Que as minhas prioridades,a minha vida seja toda ela ao Vosso serviço ,com humildade e agradecimento por tudo o que me concedeis ,tudo, o Dom da Vida e tudo o que dela advém,que eu não procure «tesouros» na terra que não passam de meras fantasias ,mas que eu aspire a TI Senhor.

    ResponderEliminar