terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011


O Messias Senhor que 
recebemos na Solenidade do Natal  também veio até nós para unir e congregar todo o povo eleito por Deus Pai.  E como forma de celebrar a união das comunidades de 18 a 25 de Janeiro, decorre, como habitualmente, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, este ano subordinada ao tema
 Unidos nos ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna e nas orações  e preparada pelos cristãos de Jerusalém. Estes, buscando a unidade no meio de dificuldades, «mostram-nos que o apelo à unidade pode ser mais do que meras palavras e que, de facto, pode orientar-nos para um futuro, no qual antecipamos e ajudamos a construir a Jerusalém celeste». O tema  escolhido apela ao regresso às origens da primeira Igreja de Jerusalém, à renovação e ao retorno ao essencial da fé, à evocação do tempo em que os cristãos viviam unidos. Ao mesmo tempo, recorda os marcos da Igreja das origens, essenciais à comunidade cristã em qualquer tempo e lugar: a palavra anunciada pelos apóstolos, a comunhão fraterna, a eucaristia (fracção do pão) e a oração.
Durante esta semana, nas nossas orações vamos ter como especial intenção a Unidade dos Cristãos. Peçamos ao Senhor principalmente que ajude á união das nossas comunidades Paroquiais, para que todos os cristãos encontrem uma verdadeira família nos irmãos da paróquia. Peçamos ainda por todos os cristãos que sofrem perseguição pela sua fé.Peçamos ainda para que todos os seguidores de Cristo se unam num só objectivo amar a Deus sobre todas as coisas.
O tema que nos é proposto para o primeiro dia de Oração é a Igreja em Jerusalém. A caminhada desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começa em Jerusalém no dia de Pentecostes, no início da própria caminhada da Igreja. Essa Igreja é a Igreja mãe de todos nós. Ela nos proporciona a imagem ou ícone da unidade cristã pela qual oramos nesta Semana.

Oração do Primeiro Dia: 

Todo poderoso e Misericordioso Deus, com grande poder reuniste os primeiros cristãos na cidade de Jerusalém, pelo dom do Espírito Santo, desafiando o poder terreno do Império Romano. Concede-nos que, como essa primeira Igreja de Jerusalém, possamos nos unir corajosamente na pregação e na vivência das boas novas da reconciliação e da paz, onde houver desigualdade e injustiça. Oramos em nome de Jesus, que nos liberta da servidão do pecado e da morte. Amém.

Para Ler e meditar  Hoje seguindo a Liturgia desta Semana de Oração: 
1ª Leitura: Joel 2, 21-22;28-29.
2ª Leitura: Actos 2,1-12.
Evangelho: João 14,15-21.

Sem comentários:

Enviar um comentário