segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Rosário - Mistérios Gozosos

Hoje decidi partilhar a Oração do Terço que meditei. Sendo Segunda-Feira recordei os mistérios da alegria. Estes mistérios centram-nos no Mistério da Encarnação de Cristo e na sua infância. Meditarmos nestes mistérios da Vida do Salvador é abrirmos o nosso coração ao grande Amor de Deus por nós, que assume a nossa humildade tornando-se Deus connosco. 
Espero que estes textos ajudem a rezar todos os que tiverem a oportunidade de passar pelo meu blogue.


 Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Maria.

O Anjo Gabriel foi enviado por Deus para anunciar a Maria que ela ia conceber o Salvador. Maria foi a escolhida para dar á luz o menino que iria ser o Salvador da humanidade. Hoje também nós somos chamados a seguir a luz concebida em Maria. Maria ao aceitar o chamamento do Pai, foi a responsável por conceber o que se viria a tornar Luz do Mundo e Luz dos Homens.

Segundo Mistério: A Visitação de Maria Santíssima  a  sua prima Santa Isabel.
Os cristãos devem ser ensinados a não viverem só para si mesmos, mas segundo as exigências da nova lei da caridade. Uma comunidade que não viva generosamente segundo o Evangelho, só pode ser uma comunidade pobre de vocações. Mas na comunidade em que o sacrifício quotidiano mantém viva a fé e um alto grau de amor a Deus, as vocações sacerdotais continuam a ser numerosas. Isabel  ao receber a visita da sua parente saudou-a louvando o Senhor pela Luz que virá trazer á humanidade. 


Terceiro Mistério:  Nascimento Jesus em Belém.
Celebramos á pouco mais de uma semana a Festa do Natal do Senhor. A Festa que celebramos o Nascimento do Deus menino. Mas este acontecimento tão importante já tinha sido anunciado muitos anos antes do nascimento do Redentor em Belém. Como nos relata o Evangelista na liturgia da Epifania: « Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo».

Quarto Mistério:  Apresentação de Jesus no Templo.
Maria e José manifestam o propósito de obedecer fielmente à vontade de Deus, rejeitando qualquer forma de privilégio. A ida deles ao templo de Jerusalém assume o significado de uma consagração a Deus, no lugar da Sua presença. Maria dá na realidade o verdadeiro Cordeiro, que deverá redimir a humanidade. Por vontade divina, é a Mãe que dá Jesus aos homens. O velho Simeão, sacerdote que servia no templo de Jerusalém, reconhece o Menino como o Salvador e Luz das Nações. Anunciando assim a todo o povo o nascimento do Messias

Quinto Mistério: A Perda e o Encontro de Jesus.
Maria e José quando regressavam de Nazaré deram conta que Jesus não os acompanhava. Encontram o Messias perdido entre os doutores da Lei. Apesar da sua tenra idade Jesus já deixa os sábios espantados. Mas espantosa também é a resposta que Jesus dá a São José e a Maria: Porque Me procuram? Não sabeis que devia estar em casa de Meu Pai? Esta também devia ser a nossa resposta. Nós também deveríamos procurar mais a casa do Pai. Como verdadeiros cristãos que somos deveríamos visitar mais vezes Jesus escondido no Sacrário.


Sem comentários:

Enviar um comentário