sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

D. Antonino Dias: O Bispo sem medo

D. Antonino Dias
Bispo de Portalegre-Castelo Branco

D. Antonino Eugénio Fernandes Dias, nasceu a 15 Dezembro 1948 em Viana do Castelo. A 21 de Janeiro de 2001,há precisamente 11 anos, foi ordenado Bispo na Igreja de São Domingos em Viana do Castelo. Depois de ser auxiliar de Braga, D. Antonino é desde 7 de Outubro de 2008 Bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco.  Quando nenhum dos sacerdotes diocesanos convidados aceitaram tornar-se bispos recidenciais, D. Antonino aceitou com coragem o pedido do Santo Padre. Louvado seja este Pastor pela coragem e por se deixar guiar pelo Santo Espírito. Aquando desta nomeação o seu antecessor, D. José Alves, escrevia o seguinte: “será caso para dizer, a Diocese de Portalegre e Castelo Branco tem o bispo que merece porque será um bom continuar do trabalho que foi feito ao longo de muitos anos e certamente que ele irá fazer mais e melhor ao longo do pontificado que Deus lhe conceder, que espero que seja longo”.
D. António Couto descreve o antigo auxiliar de Braga como “uma pessoa muito boa e de extrema honestidade. D. Antonino é sobretudo um amigo. Uma pessoa delicada em termos de comportamento, inteligente, arguta e muito fina no trato”.
Neste dia quero agradecer ao Senhor Jesus o dom do sacerdócio e do episcopado que D. Antonino recebeu. Peço ao Senhor que continue a apoiar este Pastor a incendiar e irradiar a fé no Povo de Deus que lhe foi confiado. Que continue a anunciar-Te com verdade, amor, dignidade e fé. Obrigado D. Antonino Dias pelo padre e Bispo que foi, é e será. 

Sem comentários:

Enviar um comentário