terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vida: Um Dom oferecido por Deus

Encíclica: o Evangelho da Vida do Papa João Paulo II:
 “Somos sustentados e fortalecidos pela confiança de quem sabe que o Evangelho da vida, como o Reino de Deus, cresce e dá frutos abundantes. Certamente é enorme a desproporção existente entre os meios numerosos e potentes, de que estão dotadas as forças propulsoras da «cultura da morte», e os meios de que dispõem os promotores de uma «cultura da vida e do amor». Mas nós sabemos que podemos confiar na ajuda de Deus, para Quem nada é impossível. Com esta certeza no coração e movido de ardente solicitude pela sorte de cada homem e mulher, repito hoje a todos aquilo que disse às famílias, empenhadas em suas difíceis tarefas por entre as ciladas que as ameaçam: é urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro. Com iniciativas extraordinárias e na oração habitual, de cada comunidade cristã, de cada grupo ou associação, de cada família e do coração de cada crente eleve-se uma súplica veemente a Deus, Criador e amante da vida. O próprio Jesus nos mostrou com o seu exemplo que a oração e o jejum são as armas principais e mais eficazes contra as forças do mal, e ensinou aos seus discípulos que alguns demónios só desse modo se expulsam. Então, encontremos novamente a humildade e a coragem de orar e jejuar, para conseguir que a força que vem do Alto faça ruir os muros de enganos e mentiras que escondem, aos olhos de muitos dos nossos irmãos e irmãs, a natureza perversa de comportamentos e de leis contrárias à vida, e abra os seus corações a propósitos e desígnios inspirados na civilização da vida e do amor. (nº100)


Hoje decidi reflectir sobre o dom da vida e parti para este texto com base na Encíclica: "Evangelho da Vida", de João Paulo II. Jesus revela-nos simultaneamente quem é Deus, quem somos para Ele e qual é o Seu projecto. A separação entre Deus e o homem é superada com a encarnação de Jesus. A partir da encarnação entendemos como desprezar o ser humano é desprezar a Deus, pois Ele assumiu a nossa humanidade. Foi concebido no seio de Maria, nasceu e deu-se a conhecer como Menino.
Assim nos revelou o valor extraordinário de cada vida humana, desde a concepção, e nos mostrou o valor de cada criança, o valor de cada ser humano, por mais pequeno e indefeso que seja.
Senhor da Vida, Deus Providente e Todo-Poderoso: desde toda a eternidade quisestes o ser e a vida de cada um de nós e enviaste o Vosso Filho ao mundo a fim de que tenhamos a Vida e a tenhamos em abundância. Dai-nos o Vosso Espírito Vivificante para que, sempre, em qualquer circunstância e sem excepção alguma, amemos, respeitemos, protejamos, promovamos e cuidemos da vida, dignidade, direitos e integridade de cada ser humano - desejado ou imprevisto, são ou enfermo, escorreito ou deficiente - desde o momento da sua concepção até à morte natural, e, indo, assim, ao Vosso encontro, alcancemos a felicidade eterna.  Estendei a Vossa Mão Poderosa para abençoar todas as grávidas em dificuldades e os seus filhos, a todos protegei do mal.
Maria Santíssima, obrigado pelo Dom da Vida que destes ao teu Filho Jesus. Foste graças ao teu "sim", graças à tua disponibilidade que nasceu o Salvador. Santa Maria, eu te agradeço pelo Dom da vida que me concedes e por estares sempre ao meu lado. Maria, neste dia eu te louvo e te agradeço:
Maria, Mãe de Jesus Cristo e nossa Mãe,
Neste dia eu quero louvar-Te,
Quero agradecer-Te por me acolheres no Teu seio maternal.
Maria, autora da vida,
Mãe do criador,
ajuda-me a conservar a minha Vida, 
ajuda-me a nunca desistir dela.
Maria, primeiro sacrário de Jesus,
vela por todas as mulheres grávidas,
para que transmitam amor, carinho e alegria
ao novos seres que delas vão nascer.
Maria, dissolve todas as mulheres que pensam em abortar,
ajuda-as a não caírem na tentação de matar um ser vivo. 
Que não tenham a coragem de se "desfazerem" dos novos seres.
Maria, que todos os cristãos sintam o verdadeiro Dom da Vida,
que saibam agradecer a Deus Pai o verdadeiro dom que receberam.

Sem comentários:

Enviar um comentário