sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Reis: Jesus, filho de Deus

Celebramos tradicionalmente a 6 de Janeiro o Dia de Reis.Um pouco por o mundo este dia é celebrado e festejado. A Igreja Católica celebra esta festa no próximo Domingo, celebramos a Epifania do Senhor. Hoje celebramos a Sexta-Feira do Tempo do Natal. A epistola de São João proposta para este dia ferial fála-nos da   água e no sangue saindo do lado do Senhor morto na Cruz viu a tradição cristã, que o Concílio de algum modo assumiu, o sinal dos sacramentos do Baptismo e da Eucaristia. Os Sacramentos, pela acção do Espírito Santo, dão testemunho de que Deus comunica a sua vida, por Cristo, à Igreja, e assim alimenta nela a fé. 
São João começa por perguntar aos que o escutavam: «Quem é o vencedor do mundo senão aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus?». Esta é uma pergunta que caiu que nem uma "bomba" no meu coração. Se não acreditar que cristão, que ser humano serei eu? Quem sou eu se não acreditar em Jesus Cristo? Se não acreditar que ele é o Filho de Deus? São João prossegue e afirma: «Quem acredita no Filho de Deus tem em si mesmo este testemunho. Quem não acredita em Deus considera-O mentiroso, porque não acredita no testemunho dado por Deus acerca de seu Filho.» Pai Santo, eu te peço perdão por todas as vezes que duvido, que não acredito, que sou falso para Ti, para o Teu Filho e para todos os meus irmãos. Senhor, ajuda-me a a acreditar todos os dias, a não duvidar da tua força, da tua presença na minha vida.
«Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.» É com estas palavras que São João termina a leitura de hoje. Senhor, eu quero ter-Te sempre presente no meu coração, quero que a minha vida transborde a Tua presença. Senhor, ajuda-me a viver verdadeiramente como cristão.
 Senhor, ilumina-me  e acende no meu coração os esplendores da Tu glória, para que reconheça a todo o momento que só Tu és Salvador, que só Tu és a verdade  e que viva sempre em perfeita comunhão e união contigo. Envia sobre o mim Senhor o Teu Espírito, que ele me transforme e me faça viver verdadeiramente a vida contigo sempre presente.  


Deixo aqui também um link, onde podemos escutar e meditar no Salmo de Hoje: Jerusalém, louva o teu Senhor. Também nós, Hoje queremos louvar e agradecer ao Senhor por tudo. Agradecer a presença, o amor, o perdão, a força...
http://www.liturgia.pt/multimedia/mp3/SalmosResponsoriais/067_TC_A_CorpoSangueJesus-JerusalemLouva.mp3

Sem comentários:

Enviar um comentário