sábado, 14 de janeiro de 2012

Diz-me onde moras Mestre: II Domingo do Tempo Comum

Com a Festa do Baptismo do Senhor na passada Segunda-Feira, terminámos as celebrações do nascimento de Jesus. Iniciá-mos agora e até ao chegar da Quaresma o Tempo Comum. O II Domingo deste tempo  propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios de Deus e para seguir Jesus.
A primeira Leitura apresenta-nos a história do chamamento de Samuel. A palavra de Jesus é a voz do Pai chamando os homens à grande assembleia do seu povo. Mas antes de o Filho vir ao mundo, já a palavra de Deus se fizera ouvir e chamava os homens. E os que a ouviram e lhe responderam ficaram sendo o modelo dos verdadeiros discípulos do Senhor, como Samuel. Todos conhecemos a belíssima narração do chamamento deste jovem. Ao ler esta passagem dou por mim a pensar se algum dia o próprio Senhor me chamou e eu não o escutei. Porque ando distraído, sempre a correr, sempre com 1001 preocupações e não presto atenção ao Pai. Senhor, eu quero dizer como Samuel: "Falai, Senhor, que o vosso servo escuta". Quero prestar atenção ao que tens para dizer e ouvir verdadeiramente a Tua voz. Quero descobrir qual a vocação que tens para mim Senhor.
Na segunda Leitura, São Paulo convida os cristãos de Corinto a viverem de forma coerente com o chamamento que Deus lhes fez. No crente que vive em comunhão com Cristo deve manifestar-se sempre a vida nova de Deus. Aplicado ao domínio da vivência da sexualidade – um dos campos onde as falhas dos cristãos de Corinto eram mais notórias – isto significa que certas atitudes e hábitos desordenados devem ser totalmente banidos da vida do cristão.
A fé cristã não se afirma apenas no espírito, mas também no corpo, templo, como é, do Espírito de Deus, e destinado à glória futura que em nós se há-de manifestar. Pelo Baptismo, o cristão torna-se membro de Cristo e forma com ele um único corpo. A partir desse momento, os pensamentos, as palavras, as atitudes do cristão devem ser os de Cristo e devem testemunhar, diante do mundo, o próprio Cristo.
Jo 1, 35-42
São João, no evangelho deste II Domingo do Tempo Comum  descreve o encontro de Jesus com os seus primeiros discípulos. Quem é “discípulo” de Jesus? Quem pode integrar a comunidade de Jesus? Na perspectiva de João, o discípulo é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com Ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-l’O aos outros irmãos.
Para Mim, a principal mensagem que posso extrair deste texto de João é descobrir onde mora Jesus. Que é como quem diz, eu também quero descobrir a tua morada Senhor. Quero conhecer-Te melhor, sentir verdadeiramente o teu amor, quero repousar em tua Santa morada.  Senhor Jesus, eu também quero escutar o teu chamaneto,quero uma  transformação profunda na vida, como aconteceu com Simão que até o nome lhe foi mudado. 
Senhor Jesus Cristo, dá-me a Tua força, o teu alento, para Te escutar e descobrir a vocação e a missão que tens preparado para mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário