sábado, 7 de janeiro de 2012

Solenidade da Epifania do Senhor

«Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor». A Luz que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra, a Luz que é Jesus Cristo nascido da Virgem Maria. Celebramos hoje a Solenidade da Epifania do Senhor.
"Nós vimos a sua estrela no Oriente, e
 viemos com presentes adorar o Senhor"
No Evangelho, São Mateus procura, sobretudo, contemplar o nascimento do Deus Menino à Luz do primeiro encontro do mundo pagão com o Salvador, de que os magos são as primícias e os representantes. Sublinhando, de modo expressivo, a universalidade da Mensagem cristã, dirigida a todos os homens, mesmo àqueles que, segundo as concepções estreitas do Judaísmo, viviam fora da Geografia e da História da Salvação, o evangelista mostra como na visita dos Magos, se realizam as profecias relatadas no Antigo Testamento: “Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo”  (Mt 2, 1-12).
Não deixa também de o impressionar, em contraste com o orgulho e cegueira de Herodes e dos sábios de Israel, a boa vontade dos Magos, que, atentos aos sinais dos Tempos, se dispõem a correr a aventura da Fé.
Senhor Deus Pai omnipotente,  que neste dia revelaste o Teu Filho Unigénito aos magos guiados por uma estrela,faz com que nós que já Te conhecemos pela fé  a possamos  contemplar face a face um dia na vossa glória. Faz de nós verdadeiros Magos, que deixemos as nossas terras, as nossas casas, as nossas famílias para seguirmos o Teu filho, para o irmos adorar.
Como vídeo para a liturgia deste Domingo da Epifania, deixo o cântico “Nós vimos a sua estrela no Oriente”. Para que possamos meditar na missão que os Magos tiveram. Porque como os magos somos convidados a seguir o Deus Menino. Terminemos este tempo de Natal seguindo a verdadeira Luz que é Jesus Cristo.



Sem comentários:

Enviar um comentário