quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Oração do Rosário: Mistérios Gloriosos

Mais uma vez decidi partilhar a Oração do Terço que hoje meditei. Porque é Quarta-Feira recordei os mistérios da gloriosos. Meditamos no poder de Deus que alcança para Seu Filho a vitória sobre a morte e os dons de vida eterna que concede a quem n’Ele crê, a começar por Maria Santíssima. Ela intercede connosco junto de Seu Filho para que os homens vivam a graça da vida nova recebida no baptismo e oferecida a todos os homens. 
Espero que estes textos ajudem a rezar todos os que tiverem a oportunidade de passar pelo meu blogue. Que Maria santíssima a todos ilumine.

1º Mistério: Ressurreição de Jesus.
A promessa da ressurreição fora enublada pela paixão e morte. Os discípulos, que se fixaram na dor e na perda irreparável, foram colhidos de surpresa. Mas era Ele e não outro. Nada estava perdido. O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Como proclama a liturgia pascal: «Ressuscitou o Bom Pastor que deu a vida pelas suas ovelhas». «Aquele que conhece também o caminho pelo vale da morte caminha connosco servindo-nos de guia».
Esta é a grande esperança: com o Ressuscitado, viveremos para além da morte. Sem a fé, procurando apenas a felicidade sobre a terra, limitar-nos-íamos às esperanças daqui, com futuro muito curto. Com a fé, tudo muda. Ter futuro é mesmo o distintivo dos cristãos, que não verão a vida acabar no vazio, mas desde já transformada em vida nova.

2º Mistério: Ascensão do Senhor ao céu.
Em S. Lucas, o relato da Ascensão é precedido de uma aparição em que o Ressuscitado se identifica pelas marcas da cruz nas suas mãos e nos seus pés, e recorda as Escrituras sobre o seu sofrimento, a sua morte e a sua ressurreição. Nada era para esquecer, tudo se integrava no triunfo de Jesus. E voltaram para Jerusalém com grande alegria. A alegria de amar e ser amado perdura para além da tribulação, e a alegria que tem o seu fundamento no amor de Deus é eterna. Deus creditou Jesus de Nazaré, que fez da vida um dom completo ao Pai e aos irmãos. Condenaram-n’O e crucificaram-n’O, «mas Deus ressuscitou-O, libertando-O dos grilhões da morte, pois não era possível que ficasse sob o seu domínio» (Act 2,24). Agora, na alegria plena de seu Pai, prepara um lugar para os que n’Ele crêem e como Ele vivem.

3º Mistério: Descida do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos.
Com que força e ousadia os Apóstolos saem da casa fechada para a rua, em Jerusalém! Pedro, discursando, afirma que o projecto de Deus, que quiseram destruir, triunfou com a Ressurreição de Jesus. Os que o ouvem não ficam apenas informados, ficam transformados e perguntam: «Que havemos de fazer?».
O Espírito Santo, reconduzindo os Apóstolos às palavras e aos gestos de Jesus e à sua compreensão, transforma-os e enche-os da sua força para que possam enfrentar o mundo. O mesmo Espírito move os corações para receberem o anúncio transformador de Cristo crucificado e ressuscitado para a Vida de todos. Na oração e escuta da Palavra de Deus, a família recebe do Espírito do Senhor o dom da fortaleza, que vence dificuldades, cimenta a sua edificação e a torna fermento de vida nova, na Igreja e no mundo.
4º Mistério: Assunção da Virgem Maria.
«À glória, na qual, com a Ascensão, Cristo Se senta à direita do Pai, Maria será elevada com a Assunção, chegando, por especialíssimo privilégio, a antecipar o destino reservado a todos os justos com a ressurreição da carne».
«Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminando o curso de toda a sua vida terrena, foi elevada à glória celeste em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como Rainha, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte».

5º Mistério: Coroação de Maria como Rainha do céu e da terra.
A Coroação da Virgem Maria
«O homem é chamado a uma plenitude de vida que se estende muito além das dimensões da sua existência terrena, porque consiste na participação da própria vida de Deus. A sublimidade desta vocação sobrenatural revela a grandeza e o valor precioso da vida humana, inclusive já na sua fase temporal».«Maria é uma mensagem de viva consolação para a Igreja na sua luta contra a morte. Ao mostrar-nos o seu Filho, assegura-nos que n’Ele as forças da morte já foram vencidas: «Morte e vida combateram, mas o Príncipe da vida reina vivo após a morte».
Como povo peregrino, povo da vida e pela vida, enquanto caminhamos confiantes para «um novo céu e uma nova terra» (Ap 21,1), voltamos o olhar para Aquela que é para nós «sinal de esperança segura e consolação».

Sem comentários:

Enviar um comentário