sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

D. Jacinto Botelho: 16 anos como Pastor

D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, Administrador Apostólico de Lamego celebra hoje 16 anos de Ordenação Episcopal. A 20 de Janeiro de 1996 na Sé de Lamego, D. Jacinto receberia a Mitra e o Báculo das mãos do Bispo ordenante que simbolizam o serviço episcopal e a função do pastor de conduzir o rebanho que o Senhor lhe confiou.
D. Jacinto Tomás Botelho
Administrador Apostólico de Lamego
D. Jorge Ortiga quando viu partir o seu Bispo Auxiliar para residencial de Lamego afirmava que a sua nova diocese “poderá continuar a sua missão evangelizadora em torno de um bom Pastor que bem conhece. Porque como sabeis o Sr. D. Jacinto possui as qualidades humanas e cristãs para trabalhar pela felicidade do povo que aí faz a sua experiência humana e cristã”. 
No Domingo dia 29 de Janeiro, D. Jacinto Botelho cessas as suas funções de Bispo de Lamego e passa o testemunho a um prelado até agora também auxiliar da mesma arquidiocese de onde proveio, D. António Couto. Neste dia em que recordámos a ordenação de D. Jacinto exprimo os mais fraternos e profundos votos de agradecimento pelo tão bom desempenho como Pastor na sua diocese de origem.    
Agradeço ao Senhor Jesus o dom do episcopado recebido por este nosso irmão e peço-Te que continues a iluminar D. Jacinto enquanto Bispo emérito. Persevera sempre a sua alegria e jovialidade. Que continue sempre como “um Bispo que nunca quis deslumbrar” nem dar nas vistas. Que viva sempre na sinceridade, simplicidade e caridade. D. Jacinto obrigado por estes 16 anos de Pastor e guia. Rezemos por este Pastor para que o Senhor o continue a ajudar, a guiar, a viver verdadeiramente a vocação a que foi chamado:
Enviai Pai Santo sobre este eleito, D. Jacinto a força que de Vós procede, o Espírito soberano, que destes ao vosso amado Filho Jesus Cristo e Ele transmitiu aos santos Apóstolos, que fundaram a Igreja por toda a parte, como vosso templo, para glória e perene louvor do vosso nome.
Concedei que, pela virtude do Espírito do sumo sacerdócio, ele tenha o poder de perdoar os pecados segundo o vosso mandato, distribua os ministérios conforme o vosso desígnio e absolva de todo o vínculo segundo o poder que destes aos santos Apóstolos. Ele Vos seja agradável, Senhor, pela mansidão e pureza de coração, oferecendo-Vos a sua vida em sacrifício.

Sem comentários:

Enviar um comentário