segunda-feira, 29 de novembro de 2010

I Domingo do Advento

Celebramos ontem o I Domingo do Advento. A liturgia deste domingo apresenta um apelo veemente à vigilância. O cristão não deve instalar-se no comodismo, na passividade, no desleixo, na rotina; mas deve caminhar, sempre atento e sempre vigilante, preparado para acolher o Senhor que vem e para responder aos seus desafios. A partir de agora, toda a Igreja está a preparar-se para a vinda do Senhor Jesus. 


Primeira Leitura
 Is 2,1-5
Segunda Leitura
Rm 13, 11-14
Evangelho
Mt, 24, 37-44

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem.

Com a entrada no tempo do Advento entramos também num novo ciclo de leituras e no Ano Litúrgico A. O advento que escutamos neste Domingo, o Senhor pede para estarmos atentos e vigiliantes para o dia em que «virá o nosso Senhor». São Mateus neste evangelho remete-nos para esta vigilância que nos é pedida neste Tempo Litúrgico. Temos de estar com a diligência própria de quem está à espera para dar acolhimento a este Senhor Jesus que esperamos que nascerá novamente para nós. Temos de estar preparados para a sua chegada. Durante este, e em cada dia temos a missão de nos preparar a a chegada do «filho do Homem».

Como video para a liturgia deste Domingo, deixo o Cântico Abri de Par as Portas a Cristo, porque é esta a nossa missão e responsabilidade nesta quatro semanas que antecedm a chegada do Natal.  

Sem comentários:

Enviar um comentário