sábado, 20 de novembro de 2010

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

A Igreja celebra hoje a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. A festa de Cristo Rei marca o fim do Ano Litúrgico. A Palavra de Deus deste Domingo convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus. Deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se exerce no amor, no serviço, no perdão, no dom da vida.


Primeira Leitura
 2 Sam 5, 1-3
Segunda Leitura
Col 1, 12-20 
Evangelho
Lucas 23, 35-43
Naquele tempo, os chefes dos judeus zombavam de Jesus, dizendo: «Salvou os outros: salve-Se a Si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito». Também os soldados troçavam d’Ele; aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam: «Se és o Rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo». Por cima d’Ele havia um letreiro: «Este é o Rei dos judeus». Entretanto, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-O, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva-Te a Ti mesmo e a nós também». Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: «Não temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício? Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo das nossas más acções. Mas Ele nada praticou de condenável». E acrescentou: «Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso».

Ao terminar o Ano Litúrgico com a solenidade do Cristo Rei a Igreja pretende terminar em festa e com a exaltação e glória de Jesus Cristo. Celebrar a Festa de Cristo Rei do Universo não é celebrar um Deus forte, dominador que Se impõe aos homens do alto da sua omnipotência e que os assusta com gestos espectaculares; mas é celebrar um Deus que serve, que acolhe e que reina nos corações com a força desarmada do amor.
E com o evangelho deste dia, podemos ver que a "realeza" de Jesus foi reconhecida pelo bom ladrão no meio dos sofrimentos da Cruz. E ao prometer ao bom ladrão que ainda naquele dia ele estaria no reino de Deus, também é uma mensagem para nós. O Senhor Jesus Cristo que é rei do Universo também tem um local preparado para nós no paraíso. O Reino que o Senhor promete é um reino de amor e  de perdão. O seu trono é a cruz, expressão máxima de uma vida feita amor e entrega. É neste sentido que o Evangelho de hoje nos convida a entender a realeza de Jesus.


Oração:
Senhor, neste dia em que celebramos a tua "realeza" e a tua "exaltação" através da promessa feita ao bom ladrão que estava ao teu lado na Cruz, eu te peço que me ajudes a despojar de todas honras, glórias,títulos ou aplausos. Senhor, quero ser "pequenino", não quero ser superior aos outros. Perdoa-me por todas as vezes que tenho a mania da grandeza, pelas vezes que faço para dar nas vistas, da inveja e ciúme que tenho dos outros meus irmãos em Cristo e das rivalidades e atritos que possa provocar esta minha forma de ser. Senhor, eu quero ser simples como Tu. Apesar de seres o Rei do Universo e de seres o Filho de Deus deixaste que te humilhassem e te ultrajassem por nós. Recusaste todos os títulos e todas as formas de dar nas "vistas". Senhor ajuda-me a ser como Tu.


Como infelizmente não consegui encontrar um video com o Salmo Responsorial deste dia, deixo o link do Secretariado Nacional de Liturgia, onde se encontra em audio o Salmo do Dia. 


Salmo Responsorial: Que alegria quando me disseram vamos para a casa do Senhor





Sem comentários:

Enviar um comentário